Usar máscara de proteção faz mal à saúde?

Conheça os tipos de máscaras e quando fazer descarte no tempo certo. Confira essa dicas e varias outras aqui!

As máscaras de proteção viraram item de primeira necessidade quando o assunto é sair à rua em tempos de isolamento social. No entanto, é importante ficar atento à saúde bucal nesse momento. Dependendo do modelo de sua máscara, a higienização é permitida, mas precisa seguir algumas regrinhas.

Claro que nós da MetLife trouxemos essas regrinhas para você no post a seguir. A ideia é fazer seu sorriso permanecer saudável, mesmo que, por enquanto, siga coberto! 

Máscara é item pessoal e intransferível 

A primeira coisa que a gente tem que lembrar quando o assunto é a saúde bucal e máscaras de proteção é que ela é um item pessoal. Na verdade, cada pessoa deve ter mais de uma máscara até mesmo quando sai em pequenos passeios pela rua. Não sabemos que contratempos podem acontecer, não é mesmo? Os elásticos podem arrebentar, você pode deixar cair algum líquido etc. 

Quanto tempo para o descarte?

Cada modelo tem um tempo de usabilidade determinado pelo fabricante ou pelo tipo de material com que é feita. As máscaras caseiras são de uso único, embora possam ser higienizadas para novos usos, precisam ser vistoriadas a todo momento, para verificar se ainda promovem a vedação necessária. Máscaras compradas podem ser as descartáveis ou as N95 que ainda permite algum reuso de higienizadas também. 

Nos três casos, é importante entender que o uso fora dos tempos recomendados, além de expor você à contaminação, pode trazer algum risco para a sua saúde bucal envolvendo bactérias, por exemplo.

Atenção ao processo de higienização 

Para evitar isso, é importante ter sempre o cuidado de higienizar as máscaras com álcool em gel e, no caso das caseiras. Já para as máscaras N95, a recomendação do Ministério da Saúde é deixar as máscaras de pano de molho em uma solução de 1 parte de água sanitária para 3 partes de água (evitar usar com máscaras pretas ou coloridas) ou sabão e água por cerca de 30 minutos, enxaguando-as e secando em seguida.

O processo deve ser repetido A CADA USO. Portanto, tenha máscaras reserva sempre que sair à rua. E, caso fique mais de duas horas fora, já saia de casa com uma reserva, guardando a máscara usada em um saco plástico até o retorno para casa.

Cuidado, carinho e saúde andam juntos. E seu sorriso também!

Máscara de proteção