Mitos e verdade sobre sua pele: nem sempre saúde tem a ver com a aparência

A pele é o maior órgão do corpo humano, mas nem a aparência é indicativo de que estamos saudáveis

Vivemos em um mundo em que nossa saúde precisa estar em dia para termos bem-estar e qualidade de vida. Você sabia que nem sempre a aparência da nossa pele pode ser usada como indicativo se estamos ou não saudáveis? O maior órgão do corpo humano precisa de cuidados especiais, que quase sempre nos esquecemos. 

Nós da MetLife trabalhamos para que sua vida seja plena, próspera e produtiva, em todos os aspectos. Por isso, você vai conhecer os mitos e verdades sobre a sua pele e saber por que nem sempre a saúde tem a ver com a aparência.

A pele se renova constantemente

Verdade: A pele proporciona uma barreira entre o ambiente interno do seu corpo e o mundo exterior. Na epiderme, que é a camada externa da pele, algumas células se dividem produzindo partículas que sobem através dessa camada e são retiradas de sua superfície. A pele é uma fonte rica de células-tronco com capacidade de se dividir e de se renovar constantemente. 

Beber 2 litros de água por dia deixa a pele saudável

Mito: A quantidade de água que você bebe não afeta diretamente a sua pele. A água é necessária para manter a hidratação do corpo. Quando ficamos desidratados, a nossa pele fica com o aspecto opaco e menos elástica. Os rins, coração e vasos sanguíneos é que controlam a quantidade de água que chega à pele. 

O estresse pode deixar a pele doente

Verdade: Alguns estudos demonstram que diversas condições são agravadas por acontecimentos estressantes em nossa vida. O cortisol, que é o hormônio do estresse, acumula-se em grandes quantidades no organismo de uma pessoa estressada. Prova disso, é o aparecimento de algumas doenças da pele como alopecia, psoríase e eczemas em geral. 

Comer chocolate causa acne

Mito: A famosa acne é mais comum em adolescentes e pode persistir até os 30 anos, em alguns casos. A acne é causada por problemas hormonais. Ter uma dieta rica em gordura não é saudável por muitas razões, mas não causa acne. Não existe nenhuma relação entre o consumo de chocolate e o aparecimento da acne. 

Sol faz bem para a pele

Verdade: O sol é o responsável pela produção de vitamina D, que traz diversos benefícios para a saúde. Para aproveitar melhor esses benefícios, devemos tomar sol, pelo menos 4 vezes por semana e durante 20 minutos cada vez. Evite o sol entre as 10 horas da manhã até as 4 horas da tarde, pois ele pode ser prejudicial à pele por causa dos raios ultravioleta.  

Para ter uma pele mais saudável, evite o estresse, ao máximo, tenha uma dieta balanceada e beba água regularmente. Não se esqueça de proteger sua pele do sol forte com um chapéu, roupas e protetor solar.

A MetLife sempre pensa no seu bem-estar e tranquilidade, em todos os aspectos. Oferecemos diversos tipos de seguros vida para que você e sua família fiquem resguardados de quaisquer eventualidades. Nossa equipe está sempre pronta para oferecer uma solução que mais se adequa às suas necessidades.