Mulheres e infarto: saiba como identificar

Menos comum do que em homens, o número de infarto em mulheres vem crescendo nos últimos anos

Vivemos em um mundo cada vez mais moderno em que cuidar da saúde é um dever de todas as pessoas que querem ter mais qualidade de vida. Um dos problemas que vem contribuindo para o aumento das estatísticas é o infarto em mulheres. Apesar de ser um problema que afeta mais a população masculina, identificar os sintomas é fundamental para um socorro mais efetivo. 

Nós da MetLife sempre nos empenhamos para que você tenha vida plena e bem-estar, em todos os momentos. Por isso, para aprimorar seus conhecimentos, você vai saber como identificar os sintomas do infarto em mulheres. Afinal de contas, nunca se sabe quando ele pode se manifestar.

Dor na região do estômago e cansaço extremo 

A maioria das pessoas associa o infarto à dor no peito que irradia para o braço esquerdo. Esse típico sintoma é o mais comum, mas no caso de mulheres, o infarto pode se manifestar de outras formas. Segundo os médicos, a mulher pode sentir dores na região do estômago e até cansaço extremo sem causa aparente. Nesse caso, é melhor procurar um hospital o quanto antes. 

Dor ou desconforto no peito 

São os sintomas mais típicos do infarto e que também podem manifestar em mulheres. A dor no peito que irradia para o braço esquerdo, costas e rosto é um sinal de infarto e jamais deve ser ignorada. Vale ressaltar que as dores geralmente são acompanhadas de suor frio, palidez excessiva, falta de ar e sensação de desmaio.

Enjoos e mal-estar

Se você, repentinamente, começou a sentir enjoos e mal-estar sem nenhuma causa aparente, é melhor correr para a emergência, pois isso pode ser sinal de infarto. Tais sintomas são bem mais comuns nas mulheres, por isso, fique atenta aos sinais que seu corpo dá e procure ajuda médica. 

O que causa um infarto? 

O infarto tem várias causas e cada caso precisa ser analisado individualmente. A principal apontada pelos especialistas é o acúmulo de gorduras, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias. Geralmente, o infarto em homens e mulheres acontece por causa do rompimento de uma dessas placas, o que leva a interrupção do fluxo de sangue, devido a formação de um coágulo. 

Grupos de risco

No público feminino, as chances de sofrer um infarto é bem maior em pessoas que fazem parte de determinados grupos. Se você faz parte de alguns deles, fique alerta aos sintomas. 

- Sedentárias;

- Diabéticas; 

- Hipertensas; 

- Obesas;  

- Fumantes;

- Com colesterol alto;

- Com histórico familiar de infartos; 

- Com mais de 55 anos de idade. 

Se você é mulher e faz parte dos grupos de riscos, deve ter cuidado redobrado com a saúde do coração e com os sintomas. Vale ressaltar que o infarto pode aparecer de forma repentina, por isso, é fundamental consultar com um cardiologista periodicamente para se evitar problemas cardíacos mais graves no futuro. 

A MetLife sempre pensa no seu bem-estar e tranquilidade, em todos os aspectos. Oferecemos diversos tipos de seguros vida para que você e sua família fiquem resguardados de quaisquer eventualidades. Nossa equipe está sempre pronta para oferecer uma solução que mais se adequa às suas necessidades.