Músicas para relaxar enquanto a vida volta ao normal

Algumas dicas de estilos musicais que podem ajudar

O dia corrido, a vida mudando a cada momento e você, de repente, se vê com alguma ansiedade. Sabemos que isso não é raro hoje em dia, em que tivemos que reaprender diversas regras de convivência, de atuação profissional e nossa própria habilidade de planejar o futuro.

Mas, sabe o que pode nos ajudar nesses momentos? A boa música. E entenda aqui por boa aquela que faz bem a você, combinado? Por isso, nós da MetLife, sempre buscando formas de transformar a sua vida em uma jornada mais produtiva e feliz, pensando em algumas playlists para você escolher para o momento. Som na caixa!

Playlists prontas com foco em relaxamento

Quem não curte uma boa música para relaxar não é mesmo? Os serviços de streaming sabem disso e capricham na criação de playlist focadas em trazer alguma paz e tranquilidade para os seus momentos. Uma das vantagens de ir atrás de playlists prontas é que você já ganha um tempo né?

Procure por termos como "relaxamento", "acústico", "instrumental" e "foco"e você verá quanta opção interessante tem para passar os seus momentos de forma mais tranquila. Em alguns casos, uma playlist é boa até mesmo para preparar você para dormir mais tranquilo, suavizando a aceleração que a ansiedade do dia pode trazer.

Clássico, ambiente e jazz, as preferidas

Alguns estilos trazem o relaxamento mais facilmente. A música clássica é uma delas. Por ser prioritariamente instrumental (com exceção da Ópera, claro), atua diretamente em nossa atenção. 

Como não temos que prestar atenção na letra (o cérebro naturalmente faz isso), nos liberamos para embarcar nas harmonias e timbres, tirando o foco de pensamentos mais pesados e mantendo a presença naquele momento. 

O Jazz (na verdade temos vários estilos envolvidos aqui, mas vamos considerar os standards, ou seja, as músicas tradicionais do gênero) tem efeito parecido. Apesar de harmonias mais intrincadas - que fazem o gosto dos músicos -, ajuda também a sintonizar com outra frequência sonora, nos levando a relaxar.

Existem outros estilos com o mesmo poder, como a música ambiente, trilhas sonoras de filmes, canções no estilo irlandês tradicional (que você conhece como temas musicais em filmes de fantasia como O Senhor dos Anéis), entre outros.

O que é binaural, afinal?

As playlists com melodias "binaurais" andam na moda e prometem, justamente, um relaxamento mental além das expectativas. Por definição este tipo de sonoridade trabalha com frequências diferentes, mais graves, que teriam o poder de induzir estamos mentais de relaxamento em quem as ouve. 

As playlists com este tipo de som são melhor aproveitadas se você o fizer com fones de ouvido para que os efeitos que criam a ambientação sejam mais evidentes.

Curtir um som é uma excelente forma de relaxar. Aproveite!