O que causa secura na boca?

A secura na boca tem diversas causas que precisam ser analisadas para não atrapalhar a saúde do indivíduo

Com a vida corrida que diversas pessoas levam no dia a dia e o esgotamento diário provocado por momentos de estresse ou ansiedade, provocam alguns sintomas nada agradáveis. Um deles é a secura na boca. Mas esse problema também pode estar associado a outras causas que muita gente desconhece. Se você se identificou com o assunto e está curioso para saber mais, veja o que a MetLife abordou sobre o tema.

Causas da secura na boca

Antes de mais nada, é preciso salientar que se a secura na boca não for um sintoma esporádico, pode acarretar em problemas bucais mais sérios como a deterioração do esmalte dos dentes, cáries, doenças gengivais e infecções nas glândulas salivares. A falta constante de saliva na boca pode baixar a imunidade do indivíduo. 

Uso de medicamentos

A secura na boca pode ser causada pelo uso de alguns tipos de medicamentos como descongestionantes, analgésicos, diuréticos ou anti hipertensivos. Esses remédios, se forem usados por muito tempo, podem diminuir a produção de saliva no organismo. Uma boa dica é ler a bula do medicamento que se está fazendo uso para ver seus efeitos colaterais. 

Secura na boca: menopausa

A menopausa também é outro fator que causa secura na boca durante todo o dia, o que pode incomodar bastante a mulher. Durante essa fase, todas as glândulas salivares são seriamente afetadas por causa da drástica alteração nos níveis hormonais. 

Tratamentos e algumas doenças

Outras causas da secura no boca são os tratamentos de algumas doenças. A radioterapia e a quimioterapia também podem causar esse problema, pois são bastante agressivas ao organismo. Doenças como diabetes, mal de Parkinson e AIDS também causam secura na boca.  

Como prevenir a secura na boca? 

O mais recomendado para se tratar a boca seca é buscar a causa que está inibindo produção normal de saliva pelo organismo. Uma boa dica é encontrar alternativas que sejam viáveis para eliminar esse problema, de uma vez por todas. 

Caso não seja possível minimizar a secura na boca, busque formas para deixá-la sempre úmida como o uso de hidratantes bucais, enxágües especiais, salivas artificiais ou outros métodos indicados pelo seu dentista.

Dicas úteis

  • Beba água com freqüência (mínimo de 2 litros ao dia); 
  • Evite bebidas alcoólicas e refrigerantes;
  • Não fume;
  • Evite, ao máximo, o consumo de alimentos condimentados. 

A secura na boca pode ser amenizada, desde que você descubra a causa e procure logo um tratamento. Por isso, contar também com um bom plano odontológico da MetLife pode deixar sua saúde bucal sempre em dia.