O que são produtos biodegradáveis e como eles auxiliam na preservação do meio ambiente?

Os produtos biodegradáveis são uma das soluções para auxiliarmos na preservação do meio ambiente

Nós da MetLife, assim como você, nos preocupamos com a preservação do nosso meio ambiente. Usar produtos biodegradáveis é uma das soluções para que cada um faça a sua parte em relação à preservação do planeta Terra.

O que é um produto biodegradável? 

Um produto é classificado como biodegradável quando sua decomposição é rápida comparada aos produtos tradicionais. Além disso, ele precisa ser absorvido rapidamente pela natureza, gerando menos impactos ambientais. 

Geralmente, o resultado da decomposição desses produtos é a água, o material biológico e o dióxido de carbono (CO2). Outro ponto a ser considerado para que um produto seja biodegradável diz respeito à matéria-prima. Ele deve ser, em grande parte, vindo de produtos biológicos, como resíduos vegetais de cana-de-açúcar, soja e arroz. 

Dessa forma, até o processo de produção também passa a ser mais sustentável. Alguns exemplos de produtos biodegradáveis são o plástico, o detergente, o tecido e os desengraxantes. Para saber se um produto é biodegradável, leia o rótulo.

Qual a diferença entre um produto biodegradável e um não biodegradável? 

A diferença principal entre esses dois produtos está na sua composição. Os produtos não biodegradáveis são feitos, geralmente, a partir do petróleo. Isso faz com que haja liberação de produtos tóxicos ao meio ambiente desde o processo de fabricação até na decomposição.

Por exemplo, o plástico feito a partir de petróleo pode levar mais de 500 anos para se decompor. Além disso, há o descarte incorreto, fazendo com que sacolas, garrafas, canudos e outros materiais cheguem aos rios e oceanos, levando risco à vida dos animais marinhos. 

Muitas ações estão sendo tomadas nos últimos anos para que haja um uso e descarte consciente dos objetos, principalmente em relação ao plástico. Tanto que em algumas cidades brasileiras, como no Rio de Janeiro, Santos, Cataguases e até no estado do Espírito Santo foi proibido por lei a utilização de canudos de plástico nos estabelecimentos comerciais.

Para substituir os canudos e outros objetos de plástico, as pessoas podem usar objetos feitos de metal, bambu e de resíduos vegetais. O importante é se conscientizar para evitar que mais plástico seja consumido. 

Qual a importância de se utilizar produtos biodegradáveis?

Cada vez mais se fala que devemos proteger e preservar o meio ambiente. Passamos anos usufruindo da terra, água e ar, e precisamos tratar com cuidado esses recursos naturais, para que eles permaneçam preservados. 

Afinal, estamos falando da nossa própria casa, do planeta Terra. Por isso, cada vez mais tem se falado em sustentabilidade, preservação ambiental e diminuição do desmatamento.

Os produtos biodegradáveis foram criados, justamente, para que haja uma diminuição da poluição. Então, faça a sua parte e comece a diminuir o consumo de produtos não biodegradáveis. Além disso, reduza sua produção de lixo. 

Isso por ser feito, comprando em mercados a granel, levando sua própria sacola de pano para o mercado, utilizando copos reutilizáveis, mesmo quando você vai ao bar ou bebe água na empresa, utilizando produtos de limpeza e de higiene biodegradáveis, entre outros.

Preservar o meio ambiente é dever de cada pessoa. Assim, contribuímos para que a fauna, a flora e os recursos naturais mantenham-se preservados.