Saiba mais sobre os benefícios da vitamina D para o seu organismo

Falta da vitamina e de luz solar podem causar depressão

A vitamina D pode ser encontrada em alimentos como: óleos de salmão, atum e sardinha, gema de ovo, fígado, leite, iogurte ou queijos. Além disso, a ação dos raios ultravioletas em nosso organismo também ativa a Vitamina D em nosso corpo, sendo extremamente benéfica.

Na Metlife acreditamos que saúde em dia se reflete em uma vida mais equilibrada. Por isso, explicamos um pouco mais sobre essa vitamina que é tão importante para o nosso bem -star diário e evita muitas doenças.

Falta de Vitamina D

Em alguns casos, a deficiência de vitamina D pode ser assintomática, mas algumas das formas de identificá-la são: fadiga, fraqueza muscular, dor crônica, baixa imunidade e até depressão. Na dúvida, sempre procure seu médico e NÃO se automedique!

O Poder do Sol

O corpo humano produz cerca de 90% da vitamina D que necessitamos, o restante vem dos alimentos. A questão é que só sob a ação dos raios ultravioletas, uma molécula inativa de Vitamina D será convertida em ativa no fígado e nos rins. A maioria das células do organismo possui receptores para vitamina D, o que ajuda na prevenção de doenças crônicas como: diabetes, câncer, asma, Alzheimer, doenças cardiovasculares, etc... 

Porém, como o sol tem participação essencial nesse processo, muitos precisam tomar suplementos para repor a vitamina D, sobretudo, quando se vive em lugares de longos períodos de inverno. 

Mais benefícios da vitamina D 

A vitamina D regula a absorção de cálcio e fósforo e desempenha um papel importante no sistema imunológico. Seus benefícios não ficam restritos aos ossos e dentes, mas também à resistência a outras doenças. Uma delas é conhecida como a Seasonal Affective Disorder (SAD), um tipo de depressão ligada a mudanças durante as estações em climas nos quais há menos luz solar em algumas épocas do ano. A vitamina D também estimula a síntese de serotonina e sua absorção, melhorando o desenvolvimento cerebral.

Entretanto, ninguém está livre da SAD. Mesmo em locais de sol e calor excessivos, suplementos de vitamina D são comuns, de acordo com os farmacêuticos locais. A vida urbana, cada vez mais indoor e menos ao ar livre, traz a dificuldade de exposição ao sol e o Brasil também possui uma demanda grande para reposição através de cápsulas e comprimidos da vitamina.

Sendo assim, procure seu médico, fique em dia com seus exames e check ups.