Os exames preventivos que você precisa fazer entre os 20 e os 30

Comece a cuidar de você durante a juventude e mantenha a saúde perfeita por toda a vida

Aqui na MetLife a gente entende a importância do cuidado constante com a saúde e da manutenção dos indicadores de que tudo está bem. Por isso listamos abaixo alguns exames essenciais para que você se mantenha informado sobre seu bem-estar durante toda a vida.

Mulheres precisam de mais cuidado

Mulheres têm um número maior de exames para que o acompanhamento de sua saúde seja realizado de forma completa. Entre os mais importantes realizados durante a juventude está o exame preventivo ginecológico (papanicolau).

Realizado, a primeira vez, logo que a vida sexual é iniciada, seu objetivo é verificar qualquer alteração no colo do útero. É importante realizá-lo anualmente para garantir que qualquer alteração seja percebida o quanto antes.

Exames de sangue como balizadores da saúde

Esse exame, atualmente, faz parte da rotina de quase qualquer pessoa. Sua realização periódica viabiliza o monitoramento de algumas condições gerais de saúde, como os índices de nutrientes que compõem o sangue.

Por isso, tê-lo como parte da sua rotina é muito importante, justamente para viabilizar o acompanhamento de importantes índices de saúde.

Ácido Úrico: Saiba como está o seu metabolismo

O índice de ácido úrico é um importante aliado para descobrir como nosso corpo anda metabolizando algumas proteínas. Suas alterações também podem indicar cálculo renal, gota, hipertensão e doenças cardiovasculares, por isso, colocá-lo na lista de exames - ao menos uma vez por ano - é essencial.

Colesterol, Hemograma e Glicemia: A trinca da vida saudável

Esses três índices são essenciais para saber a quantas anda seu organismo e a ingestão de alimentos saudáveis. A preocupação com esses números não costuma surgir durante a juventude, mas vale prestar atenção - ao menos uma vez por ano - às alterações desses elementos, para se certificar que o corpo está funcionando perfeitamente.

Teste ergométrico para saber como vai seu coração

O teste ergométrico é indicado para aferir a capacidade cardíaca e começar procedimentos de prevenção a doenças cardiovasculares. Ele pode auxiliar na descoberta precoce de condições como a hipertensão e a partir dos 30 anos recomenda-se sua realização anual.

Exame de fezes para se proteger do câncer

A partir dos 30 anos ele também precisa fazer parte do seu check-up anual. Com a função de identificar a presença de parasitas no organismo, esse exame simples também é um dos fatores capazes de detectar câncer no intestino.

Esses exames permitem identificar qualquer alteração e, assim, tratá-la no início. Lembre-se que a prevenção é a melhor solução.