Conheça melhor e participe do movimento Outubro Rosa

Saiba um pouco mais a respeito sobre essa campanha de prevenção de doenças que afetam a saúde feminina

A prevenção, em qualquer situação, é sempre a melhor saída para se evitar complicações no futuro. Dessa forma, toda a sociedade está se mobilizando cada vez mais em campanhas de prevenção de doenças que afetam a saúde masculina e feminina.

Um bom exemplo disso é o Outubro Rosa. A MetLife elaborou esse artigo que te explicar tudo a respeito dessa campanha e como você pode participar dela. Afinal, saúde é coisa séria!

O que é o Outubro Rosa?

Trata-se de uma campanha de conscientização dirigida a toda a sociedade, em especial, para as mulheres. É uma realização conjunta de diversas entidades durante todo o mês de outubro. O principal objetivo é alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero. A cor rosa foi adotada pela publicidade como o tom que tem mais relação com esse assunto tão importante.

Qual é a importância dessa campanha?

Podemos dizer que a principal importância do Outubro Rosa é a conscientização de todas as mulheres que têm mais de 40 anos de que o câncer de mama ou do colo do útero pode matar se não for tratado a tempo. Por isso, exames de prevenção que podem detectar ambos os tipos, devem ser feitos anualmente após essa idade. Se você tiver casos desse tipo de câncer na família, os exames devem ser feitos a cada 6 meses, pois o risco é maior.  

Mamografia e ultrassom endovaginal

Os únicos exames que podem dar um diagnóstico preciso tanto do câncer do colo do útero quanto do câncer de mama, são o ultrassom endovaginal e a mamografia.

São exames simples e rápidos que, apesar de causarem um certo desconforto na hora da realização, podem revelar como estão as mamas e o colo do útero da paciente, com a máxima precisão. Por isso, faça sua parte e não deixe de fazer esses dois exames. A prevenção ainda é o melhor remédio.

Participe dessa campanha

Por isso, se você já passou dos 40 anos, cuide da sua saúde e previna o câncer de mama e de colo do útero. Faça uma consulta com uma ginecologista e uma mastologista pelo menos 1 vez por ano para avaliação clínica e indicação de exames necessários para a detecção dessas doenças. Lembre-se de que a cura pode ser muito mais estressante do que a prevenção.

Abrace o Outubro Rosa de uma vez por todas e divulgue aos 4 ventos essa bela iniciativa da sociedade.