Patinete elétrico: riscos e vantagens para sua mobilidade

Esse moderno meio de transporte ajuda a mobilidade urbana, mas apresenta alguns dilemas

As pessoas procuram encontrar soluções práticas e viáveis que facilitem a mobilidade nos grandes centros urbanos, principalmente diante de um mundo cada vez mais competitivo. Um ótimo exemplo é o patinete elétrico: quais os riscos e as vantagens para sua mobilidade no dia a dia? Será que ele realmente traz mais praticidade para quem usa? Isso vai depender das necessidades de cada pessoa.  

Nós da MetLife estamos sempre ao seu lado e não medimos esforços para lhe oferecer qualidade de vida e bem-estar. Por isso, você vai conhecer os riscos e as vantagens de usar patinete elétrico para a sua mobilidade diária e como são as leis que regulamentam esse tipo de transporte nos países desenvolvidos. 

Como funciona o uso do patinete elétrico em outros países?  

Nos Estados Unidos e em boa parte da Europa, a lei é bastante rígida quanto ao uso dos patinetes elétricos alugáveis. Por exemplo, você pode andar pequenas distâncias (até 5 kms) com velocidade máxima de 24 km/h. O usuário é obrigado a entregar a carteira de motorista e fazer um registro de um cartão de crédito para pagamento. 

Depois disso, ele ainda deve concordar com algumas exigências específicas do aluguel como não andar em calçadas e escaneia um código no guidão da patinete usando um app específico. Depois do apito sonoro, o veículo fica liberado para uso. Encerrada a viagem, o usuário estaciona onde quiser, conclui a corrida no aplicativo e tira uma foto do local onde estacionou o veículo para auxiliar a próxima pessoa a encontrá-lo mais facilmente. 

Vantagens

Mobilidade mais rápida: Essa talvez seja a principal vantagem do uso do patinete elétrico. Se você mora perto do trabalho ou precisa de mais mobilidade no dia a dia, o patinete é uma ótima opção. 

Mais economia: Usar o transporte público ou o carro todos os dias para se movimentar pela cidade pode sair caro no final do mês. Com o uso do patinete, a economia pode ser interessante. Faça as contas e veja! 

Não enfrenta o caos do trânsito: Você pode dar adeus para os longos e estressantes congestionamentos na hora de ir e voltar do trabalho. Com o uso do patinete sua mobilidade é muito mais rápida, além de contribuir para menor emissão de poluentes na natureza. 

Principais riscos 

Segurança reduzida: Mesmo que você seja uma pessoa atenciosa no trânsito, nem todos são. Usar o patinete em locais de grande movimento de veículos pode diminuir a sua segurança no dia a dia, pois o risco de acidentes é grande. 

Falta de locais específicos: Sobretudo no Brasil. Em algumas cidades, até existem as ciclovias e ciclofaixas destinadas aos patinetes, mas elas ainda são insuficientes, obrigando os condutores a utilizarem as calçadas. Isso pode colocar em risco a segurança de pedestres. 

Agora cabe a você incorporar ou não o uso do patinete elétrico em seu dia a dia. Coloque na balança e veja se compensa esse novo meio de transporte. 

A MetLife sempre pensa no seu bem-estar e tranquilidade, em todos os aspectos. Oferecemos diversos tipos de seguros para que você e sua família fiquem resguardados de quaisquer eventualidades. Nossa equipe está sempre pronta para oferecer uma solução que mais se adequa às suas necessidades.