Pirâmide alimentar: conheça os 8 grupos alimentares e monte dietas mais saudáveis

Conheças quais os tipos de alimentos e veja como compor uma alimentação saudável de forma equilibrada e harmoniosa.

O mundo está mudando a sociedade começa a rever alguns hábitos nocivos. Um exemplo é a busca cada vez maior por uma alimentação mais saudável. Mas quando pensamos comer melhor, logo nos vem à cabeça uma dúvida: por onde começar?

Se é o seu caso, conhecer a pirâmide alimentar é uma ótima forma de se orientar. Ela divide os alimentos em 8 grupos e indica os que possuem os nutrientes essenciais para nos dar energia e prevenir doenças. Quer conhecer esses grupos e mudar a sua forma de se alimentar? Confira o artigo que preparamos para você!

1. Cereais, pães e tubérculos

É o maior grupo alimentar e compõe a base da pirâmide alimentar. É nesse grupo que estão as fontes de carboidratos como aveia, pão, arroz, farinhas integrais, batata doce entre outros. Os alimentos desse grupo têm importantes fontes de energia como carboidratos complexos, vitaminas do complexo B e fibras.

2. Hortaliças

É o grupo das verduras e legumes, fontes de vitaminas, minerais e fibras. São essenciais para a regulação de diversas funções metabólicas e para funcionamento adequado do organismo.

3. Frutas

Assim como as hortaliças, as frutas são fontes de fibras, vitaminas e minerais essenciais ao funcionamento do organismo. Elas oferecem os antioxidantes (vitaminas A, C e E) que são nutrientes importantes para a proteção das células, pois combatem a ação dos radicais livres. 

4. Leguminosas

Neste grupo estão os grãos como: feijões, lentilha, grão de bico, soja e oleaginosas. Ricos em fibras, contribuem para o bom funcionamento do intestino. Para os vegetarianos, esses alimentos são ainda mais indispensáveis, já que são excelente fonte de proteína.

5. Carnes e ovos

Este é o principal grupo das fontes de proteínas de origem animal, essencial para a formação de tecidos, enzimas e anticorpos. É nele que estão também os alimentos ricos em ferro e vitaminas B6 e B12, que ajudam a prevenir as anemias. 

No entanto, seu consumo deve ser de no máximo duas vezes ao dia, pois estes alimentos são ricos em gorduras saturadas e colesterol.

6. Leite e derivados

Os alimentos deste grupo também são fontes de proteínas, além de serem ricos em cálcio, nutriente fundamental para constituição dos nossos ossos e dentes. O consumo deve ser moderado, pois eles também contêm gordura saturada e colesterol. 

7. Óleos e gorduras

Fonte de energia, os óleos e gorduras são responsáveis pelo transporte de vitaminas do complexo B no organismo. Por serem ricos em calorias, sua ingestão deve ser moderada e equilibrada. Escolha os alimentos ricos em gorduras boas como óleo vegetal, azeite de oliva extravirgem, linhaça, castanhas e amêndoas.

8. Açúcares 

Este grupo é o “patinho feio” da pirâmide. Composto por açúcar, mel, doces e produtos açucarados como achocolatados. São pobres em nutrientes, não têm fibras, e seu consumo deve ser esporádico.

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