Por que devesse visitar o dentista antes de uma cirurgia?

A saúde bucal é negligenciada por vários motivos, o que pode trazer graves consequências na hora de uma cirurgia

Em um mundo cada vez mais moderno, somos obrigados a ficar em dia com a nossa saúde, se quisermos ter uma boa qualidade de vida. Quando o assunto é saúde bucal, surge uma dúvida: é necessário visitar o dentista antes de fazer uma cirurgia? Por incrível que pareça, sim! Checar como anda sua boca, dentes e gengiva é fundamental antes de todo procedimento cirúrgico. 

Nós da Metlife sempre prezamos pela sua qualidade de vida e bem estar, em todos os aspectos. Por isso, você vai saber por que é necessário visitar seu dentista de confiança antes de se submeter a uma cirurgia. Acredite, é possível evitar diversas complicações de saúde com uma simples inspeção na boca. 

Visitar o dentista antes da cirurgia pode salvar sua vida

O maior problema é que a maioria das pessoas se descuida da saúde bucal e só procura um dentista quando estão sentindo dores nos dentes ou algo similar. Seja por desleixo, medo ou questões financeiras, o fato é que muita gente nem se lembra de fazer sequer uma limpeza anual nos dentes com um especialista. 

Essa falha no cuidado com a boca pode aumentar o número e a gravidade de complicações após uma cirurgia. Para se ter uma ideia, visitar o dentista antes da cirurgia pode evitar problemas como infecção respiratória e das válvulas do coração, ter bebês prematuros ou de baixo peso e até o descontrole da glicemia em pacientes diabéticos, além de muitos outros eventos que poderiam ter sido evitados.

Podem ser identificados problemas de saúde ocultos

Na verdade, todos os pacientes que pretendem passar por uma cirurgia eletiva, deveriam ser previamente examinados por um dentista. Dependendo da experiência do profissional, ele poderá solicitar um exame radiológico panorâmico que auxilia na identificação de problemas inicialmente não percebidos no exame clínico. 

Por exemplo, se o exame detectar a presença de placas dentárias bacterianas, essas poderão ser facilmente removidas com intervenção mecânica, que é um procedimento seguro e tolerado. Por isso, é  fundamental a troca de informações entre o cirurgião, anestesista, clínico e odontólogo, para definir quais serão as prioridades antes da cirurgia. 

Vai extrair um ou mais dentes? Adie sua cirurgia

Se você precisa extrair um ou mais dentes, é aconselhável adiar sua cirurgia até que se resolva esse problema. O mesmo vale para outros tipos de tratamentos como canal ou até colocação de uma coroa para proteção de um implante dentário. 

É claro que se a cirurgia for de urgência, o mais recomendado é realizá-la mesmo diante de uma inadequada condição oral do paciente. Em ambas as situações, os riscos devem ser compartilhados entre todos os profissionais responsáveis, incluindo o paciente.

O fato é que você deve ter alguns cuidados básicos com a saúde bucal. Escovar os dentes pelo menos 3 vezes ao dia, fazer a limpeza dentária a cada 6 meses e visitar o dentista regularmente é o mínimo que toda pessoa deveria fazer para ter uma boca saudável. 

A Metlife sempre pensa no seu bem estar e tranquilidade, em todos os aspectos. Oferecemos diversos tipos de seguros vida para que você e sua família fiquem resguardados de quaisquer eventualidades. Nossa equipe está sempre pronta para oferecer uma solução que mais se adequa às suas necessidades.