Os probióticos fazem realmente bem à saúde?

Os probióticos oferecem muitos benefícios. Mas será que é só isso?

A vida passa muito depressa, o que faz com que deixemos de lado a forma como nos alimentamos. Às vezes, também acontece de estarmos priorizando outros assuntos e nossa alimentação vai ficando por último na lista.

Porém, é por meio dela que mantemos nosso organismo mais saudável. Aliás, quando o assunto é saúde, os probióticos são muito recomendados. Sendo assim, nós da Metlife nos propomos a falar sobre esses alimentos que estão em alta no momento.

Apesar de vermos tantas informações a respeito deles dizendo que proporcionam muitos benefícios, será mesmo que eles saudáveis ou são mais uma moda e daqui a pouco, vão ser deixados de lado? Considerando essa questão, veremos o que são os probióticos, quais seus benefícios e se eles são 100% saudáveis. Acompanhe!

Qual ação os probióticos desempenham no organismo?

Nosso intestino é o órgão responsável por absorver muitos nutrientes, como vitaminas e minerais. Além disso, ele abriga uma verdadeira população de micro-organismos, conhecida como flora intestinal ou microbiota.

Essa flora intestinal desempenha importantes funções dentro do corpo, como manter a imunidade alta. Porém, se por algum motivo houver uma desregulação na quantidade desses micro-organismo, onde as bactérias consideradas nocivas se sobressaia às boas, pode ocorrer diversas doenças.

Nós podemos auxiliar a flora intestinal a continuar equilibrada por meio dos alimentos probióticos. Eles são fermentados que contêm micro-organismos vivos. Sendo assim, são muito benéficos para a manutenção da flora intestinal.

Dentre os benefícios dos probióticos estão:

● aumento da imunidade;

● diminuição de problemas intestinais;

● minimização das inflamações;

● redução dos níveis de colesterol e da pressão;

● diminuição de candidíase e vaginoses.

Quais alimentos são considerados probióticos?

Os probióticos são alimentos que passam por uma fermentação natural. Assim, bactérias pertencentes aos grupos Lactobacillus e Bifidobacterium são algumas das que são encontradas nesses alimentos.

Dessa forma, o kefir, a kombucha, o chucrute, a beterraba fermentada, entre outros são alimentos probióticos. Por serem feitos de forma artesanal, você mesmo pode preparar cada um dos exemplos anteriores em casa.

Será que os probióticos realmente fazem bem à saúde?

Muito se fala do bem que os probióticos fazem à saúde, como regular a flora intestinal e aumentar a imunidade. Mas será mesmo que esses alimentos são apenas benéficos?

Um estudo publicado na revista Proceedings of National Academy of Sciences (PNAS) nos mostrou que os probióticos são saudáveis para algumas pessoas. Porém, para outras é possível que eles prejudiquem a saúde.

Isso acontece por conta do epitélio intestinal, que é uma camada fina de células que tem a função de proteger o interior do intestino de toxinas e bactérias. Porém, quando essa barreira está danificada, os probióticos podem ser prejudiciais, como qualquer outro tipo de bactéria.

No estudo não foi possível entender como a inflamação intestinal se desenvolve, mas pôde-se determinar que ela se desenvolve por meio da comunicação entre as células epiteliais do intestino, a microbiota e o sistema imunológico.

Sendo assim, para a parcela da população que está com o epitélio intestinal danificado, não é recomendado ingerir probióticos. Pois eles não vão ter o mesmo efeito benéfico de quem está com a saúde em dia.

No mais, os probióticos são bem-vindos para a saúde do corpo humano. Então, confira se a saúde do seu intestino está bem e comece a utilizar os probióticos na sua alimentação. É possível fazer diversas receitas com kefir, kombucha e beterraba fermenta. Explore esse universo da culinária!