Qual a função do fio dental em sua saúde bucal?

Ele é indicado para prevenir gengivites, tártaro e mau hálito e é importante para crianças e adultos.

Com a vida corrida que todos nós levamos, às vezes esquecemos daquela que é a pessoa mais importante: nós mesmos. E, claro, a nossa saúde entra em jogo. Quem disse que precisa ser sempre assim?

Nós aqui na MetLife gostamos de pensar que pode ser diferente e que sempre podemos oferecer algumas dicas para que sua vida seja mais feliz e produtiva. Como, por exemplo, em sua saúde bucal.

Quantas vezes você já ouviu que a saúde começa pela boca?

Sim, o ditado que sua avó falava é 100% real. A saúde bucal é importantíssima, pois muitos dos problemas de saúde começam pela boca. Afinal, a cavidade bucal é a porta de entrada para todas as outras partes do corpo. Ou seja, quando você sente que está com mau hálito ou identifica uma gengivite (inflamação das gengivas) é grande a chance que estes sintomas sejam apenas o início de situações mais graves e complicadas no futuro.  

Por isso, muito mais que mera questão estética, ter uma boca saudável ajuda na prevenção de doenças. Segundo a equipe de dentistas da MetLife, consultada aqui pelo blog, estudos apontam que os micro-organismos presentes em doenças periodontais e as inflamações desencadeadas por eles contribuem para o agravo de diversas doenças, inclusive as cardíacas.

Calma. Estamos com você nessa. E, a partir de agora, vamos dar algumas dicas a você sobre como evitar que esse quadro apareça em sua vida.

Escovar os dentes é só o começo. Mas já é um começo.

Desde criança você ouve que é importante escovar os dentes pelo menos três vezes por dia, certo? Quando você escova seus dentes regularmente, com a ajuda da escova consegue remover os resíduos alimentares na parte de fora, na parte de dentro e na parte cima. Daí, você pensa que a limpeza está completa. Mas não. Ela não alcança aqueles resíduos que ficam entre o vão dos dentes e, por isso, não é suficiente para remover toda a placa bacteriana que se acumula nos dentes. E é aí que entra o fio dental.

Para que serve o fio dental?

Ao fazer uso do fio dental, você consegue alcançar justamente onde a escova não chega e remove o material ali depositado. Em resumo: um não substitui o outro e os dois juntos são a melhor combinação para a sua saúde bucal.

O uso do fio dental deve ser incentivado desde a infância. Isso porque educando a criança desde cedo é maior a chance que isso se torne um hábito. E mais: podemos contagiar filhos e amigos com o nosso exemplo.

Depois que a gente cresce, deve manter a rotina. Nos jovens e adultos, o uso do fio dental deve fazer parte da vida, sempre acompanhado da escovação. Se você escova os dentes ao acordar, após o almoço e na hora de dormir, logo, deve usar o fio dental três vezes o dia também. E isso vale para quem passa o dia fora trabalhando ou até mesmo nas viagens. Carregue com você sua necessaire com escova, pasta de dentes e fio dental para onde for.  E, caso só lembre em casa, os especialistas recomendam que o uso seja feito pelo menos uma vez ao dia, de preferência à noite, antes de dormir.

Pensando no futuro de sua saúde bucal

Entendida a função da escovação e do fio dental, será que podemos fazer mais alguma coisa para a sua saúde bucal? Sim, podemos. E fazemos. Pensando sempre nas melhores soluções para que a sua vida transcorra de forma mais feliz e produtiva possível, a MetLife desenvolve constantemente planos odontológicos que fazem sentido para cada um de nossos clientes. São produtos com as mais diferentes coberturas para as principais especialidades necessárias para manter a saúde de seu sorriso. Conheça agora alguns deles!