Qual é a sua idade biológica?

Você se sente mais novo ou mais velho que sua idade cronológica?

O tempo passa depressa e quando vemos já estamos mais velhos do que pensamos. Aliás, você já parou para pensar sobre sua idade cronológica e biológica?

Há uma pequena diferença entre essas duas idades e, nós da MetLife, vamos te ajudar a entender melhor como isso funciona. Então, confira a seguir, a diferença desses dois termos.

Qual a diferença entre idade biológica e cronológica?

A idade que você comemora em seu aniversário é chamada de idade cronológica, pois ela está associada ao tempo que você vive aqui na Terra. Assim, a cada ano sua idade vai aumentando de forma contínua. 

Já a biológica faz referência ao seu organismo e ao que você sente. Por exemplo, é possível que uma pessoa que tenha 65 anos, sinta-se mais jovem. Do mesmo modo, alguém que tenha 45 anos pode se sentir com mais idade.

Por que há essa mudança entre as idades?

Segundo um estudo divulgado no começo de 2019, dependendo do país onde se mora a diferença entre as duas idades pode ser grande. Por exemplo, foi descoberto que em países como o Japão e a Suíça, os idosos com 75 anos têm uma saúde de quem tem 65. Ou seja, eles acabam se sentido mais jovens por conta da disposição e vivacidade que seu corpo possui. 

Já em países menos desenvolvidos ou que estão passando por crises, como Papua Nova Guiné, as pessoas com 46 anos demonstram problemas de saúde de quem tem 65. Como os recursos são mais escassos e as pessoas passam por maiores dificuldades seus organismos envelhecem mais rapidamente. 

Quais são as consequências dessas disparidades?

Visto essas diferenças de quase 30 anos entre a idade cronológica e a biológica, é preciso que os governos estejam preparados para um futuro com muito mais pessoas idosas do que temos hoje. Isso porque, se olharmos para algumas décadas atrás, no nosso próprio país a expectativa de vida era menor. 

Com ela aumentando é preciso criar políticas públicas e outras estratégias para que se faça disso uma oportunidade para o crescimento da nação. Do contrário, esse aumento pode ser uma ameaça. 

Por outro lado, as pessoas não precisam depender apenas do governo. É possível que elas, mesmo depois de aposentadas, criem seu próprio negócio ou façam algo que sempre gostaram, mas que não colocaram em prática por conta das suas carreiras profissionais. Assim, terão um meio de se sustentar e de passar o tempo.  

Como diminuir a sua idade biológica?

Uma das formas de se diminuir ou frear a idade biológica é cuidando da saúde. Para isso, é aconselhável que você assuma uma vida saudável, como consumir mais frutas e vegetais, praticar atividade física, dormir bem, evitar alimentos processados, entre outros fatores. 

Isso pode exigir um pouco da sua disciplina no começo, mas depois que virar um hábito você vai ter uma vida saudável sem fazer esforço. Aliás, com um dia a dia com atividades físicas e alimentação adequada, você vai ter mais disposição para fazer tudo o que precisar.

Dessa forma, seu organismo vai funcionar melhor e, mesmo com os anos passando, sua idade biológica vai caminhar mais devagar. Então, inclua hábitos mais saudáveis na sua vida desde já!