Qualidade de vida: os benefícios de viver perto da natureza

Entenda por que muitas pessoas estão trocando as cidades por lugares menos estressantes

Morar longe das áreas urbanas tem sido a escolha de muita gente que não suporta continuar passando por engarrafamentos, buzinas no trânsito, poluição, enfim, estresse das grandes cidades. A alternativa é procurar um cantinho agradável no meio da natureza para usufruir de paz e sossego.

A expectativa de vida de quem reside em ambientes mais tranquilos frequentemente aumenta. Um estudo divulgado na revista Environmental Science & Technology, realizado por cientistas ingleses e finlandeses, mostra que o contato regular com o verde tem efeito a longo prazo.

Nós, da MetLife, sabemos que o bem-estar devem ser sempre o foco para conquistar a longevidade. Pensando nisso, separamos algumas dicas úteis de quem troca a vida no asfalto pela da natureza.

Maior contato com o sol

O sol ativa a vitamina D no organismo, em uma duração mínima de 15 minutos por dia você verá os seus efeitos. Por meio da iluminação natural que o sol proporciona, o nosso organismo é impactado com melhor absorção de cálcio, além de ajudar na produção de melatonina – hormônio responsável por regular o relógio biológico -, diminuindo casos de insônia, e na consistência do bom humor.

Mente limpa

Essa dica serve para aqueles cujo convívio com a natureza conseguem esvaziar a mente e se concentrar em pensamentos positivos. Por isso que muitas pessoas gostam de pisar na grama com os pés, porque alimenta a tranquilidade e afasta situações negativas. Mesmo quem trabalha o dia inteiro, porém vive em regiões desse tipo, sente o puro relaxamento ao voltar para casa.

Ar puro

Perto de plantas e de árvores, o ar se torna mais natural. Esse é um dos privilégios de quem mora em área rural, principalmente para quem é criança e cresce no meio da pureza. No início da manhã o ar fresco ajuda a oxigenar os pulmões e beneficia a circulação do sangue, já que o horário concentra menos impurezas. Uma boa dica é realizar exercício ao ar livre, pois deixa o corpo longe do sedentarismo e contra a musculatura mantendo você sempre disposto.

Sensação de liberdade

Já pensou em viver como um pássaro? Necessariamente não voando, mas o sentimento de quem vive tranquilamente onde deseja. Libertar-se dos confrontos diários é um dos grandes trunfos das aves. Pensando nisso, a proximidade com essas áreas também permite que crianças e adultos possam viver com segurança.

Diminui o estresse

Segundo uma pesquisa online feita pelo Instituto de Psicologia e Controle do Stress (IPCS) realizada com 2195 brasileiros, 34% dos entrevistados afirmaram ter o nível de estresse “excessivo”. O número é alto, justamente pela maioria permanecer em grandes cidades. A relação com a natureza propicia a queda do humor e da autoestima.

Alimentação saudável

O convívio com a natureza altera a percepção das pessoas proporcionando a ingestão de alimentos in natura, como frutas, legumes e verduras, que podem ser encontrados próximos ou dentro da própria residência como em hortas domésticas.

Conteúdos para vida longa

A MetLife acompanha tendências e ouve os seus leitores. Por isso, fique sempre ligado nos nossos materiais que trazem orientações positivas para você cuidar melhor da sua saúde.