Quando levar o bebê pela primeira vez ao dentista?

A maioria dos pais ficam um pouco preocupados quando trata-se da saúde de seu bebê. É nessa hora que surgem as mais diversas dúvidas

A maioria dos pais ficam um pouco preocupados quando trata-se da saúde de seu bebê. É nessa hora que surgem as mais diversas dúvidas como: qual seria a idade mais adequada para levar o bebê em sua primeira visita ao dentista?

Geralmente, deve-se levar o bebê ao dentista logo quando os primeiros dentinhos de leite surgirem, por volta dos seis meses de idade. Essa consulta é mais para tirar dúvidas que possam surgir além de aprender a forma mais correta para escovar os dentinhos e quais produtos podem ser utilizados.

Mas engana-se quem acha que a higiene oral do bebê começa só após a erupção dos dentes de leite. Desde o nascimento é preciso limpar as gengivas, as bochechas e a língua do neném com uma gaze ou paninho úmido pelo menos duas vezes por dia, sendo uma à noite, antes de dormir. Dessa forma, a criança já vai acostumando-se a rotina e evitar que ele fuja das escovações no futuro.

Após o dentes aparecerem, eles devem ser escovados após as refeições. Os dentes de leite são tão importantes quanto os permanentes, por isso, devem ser bem cuidados!

O odontopediatra é o profissional especializado em odontologia infantil. Na consulta, os pais recebem orientação sobre dieta, higiene, aplicação de flúor, uso adequado de mamadeira e chupeta e também correção de maus hábitos, como chupar o dedo.