Quanto tempo deve durar um banho?

O tempo ideal de um banho deve ser de até 10 minutos, no máximo. Entenda

Quando o assunto é banho, muita gente pensa logo em ficar debaixo do chuveiro curtindo a água quentinha caindo no corpo, o que é extremamente prazeroso, além de fazer parte da nossa higiene pessoal diária. 

Mas a grande questão para muitas pessoas é o tempo que deve durar um banho.  Preparamos esse post que vai esclarecer qual é esse tempo ideal e trazer outras dicas sobre o assunto, segundo os médicos e profissionais da saúde. 

O tempo ideal do banho deve ser de até 10 minutos

Naqueles dias de altas temperaturas, não existe nada mais agradável do que tomar um bom e refrescante banho depois de um dia exaustivo de trabalho. Segundo os especialistas, a duração média de um banho deve ser de até 10 minutos, no máximo. Se o seu banho durar mais do que isso, pode não ser tão benéfico para sua pele e nem para o seu bolso. 

A água deve ser fria ou morna

Por mais que seja extremamente difícil encarar um banho frio ou morno no inverno, a água do banho não deve ser quente, mesmo que seja uma delícia. A água quente ajuda a eliminar a camada de proteção da nossa pele, contribuindo para o ressecamento e estimulando o seu envelhecimento precoce. Dessa forma, esqueça os banho quentes! 

Atenção especial ao tipo de sabonete usado

Durante o seus banhos diários, evite usar os sabonetes comuns, pois eles agridem o PH da nossa pele, deixando-a extremamente ressecada. Se for possível, faça o uso de sabonetes líquidos que possuem emolientes importantes que promovem a limpeza profunda e a revitalização da nossa pele, além de serem menos agressivos. 

O ideal é não esfregar a pele

Além dos cuidados com o tempo do banho, a temperatura da água, que deve ser morna e do uso de um bom sabonete líquido, devemos ter atenção com a bucha, que deve ser usada para esfregar suavemente o corpo. O ideal é que você use a bucha somente para limpar os pés e axilas, mas nunca para esfregar a pele. O mais adequado é usar a famosa bucha vegetal. 

Toda economia é bem-vinda

Uma boa dica para se economizar água durante o banho é desligar o chuveiro quando for se ensaboar. Isso pode economizar muita água no dia a dia. Se for fazer algum tipo de esfoliação na pele, faça isso de forma bem suave, sem agredi-la e com o chuveiro desligado, para uma maior atuação dos compostos esfoliantes no rosto e corpo. 

Cuidados no pós-banho

Na hora de se secar depois daquele relaxante banho, dê preferência para toalhas macias e feitas em algodão, pois elas são as mais indicadas para secar a pele. Um boa dica é não passar a toalha sobre a pele, mas pressioná-la no corpo, para não causar irritações nas pernas, braços e costas. Por último, invista em um bom creme hidratante, que proporciona uma sensação agradável e renova o PH da pele. 

Agora é só seguir nossas dicas e ficar atento à duração do seu banho!