Receitas caseiras: pode-se confiar?

Descubra se você pode confiar em receitas caseiras para cuidar da sua saúde

Muitas pessoas recorrem às receitas caseiras para cuidar da pele, corpo, cabelo e inclusive da saúde. Mas nem tudo que é feito em casa pode ser tratada como medicamento ou substituir as indicações médicas.

Mas para que você entender melhor sobre o assunto, a Medlife vai mostrar quais os riscos que essas receitas podem trazer para a sua saúde. Por isso, se você quer conhecer os problemas que elas podem causar, então leia esse conteúdo até o fim!

Quais os riscos das receitas caseiras?

Algumas receitas caseiras podem ser perigosas para a saúde das pessoas pois além de não tratar costumam piorar o quadro. Por exemplos, receitas feitas para esfoliar a pele; mesmo que haja uma certa melhora na aparência, movimentos feitos de forma bruta ou produtos usados na composição podem provocar queimaduras, manchas ou infecções na pele.

Outra receita que as pessoas costumam usar é o limão para clarear a pele. Os risco de queimadura são dobrados, já que basta uma pequena quantidade de raios solares para deixar sua pele manchada, exigindo cuidados mais rigorosos para contornar a situação.

Já produtos feitos para o cabelo também devem ser usados com cuidado, pois alguns ingredientes podem provocar ressecamento, caspas, doenças capilares e quedas bruscas dos fios.

O pior de tudo está relacionado aos medicamentos caseiros. Você provavelmente já recebeu dicas e receitas de chás e outras composições para acabar com um resfriado ou com alguma alergia.

Contudo, nada pode substituir a investigação de um médico. O profissional é qualificado para fazer exames e diagnosticar o problema, em busca de resoluções eficientes e que não coloque a vida do paciente em risco.

Mesmo que o medicamento caseiro possa aliviar os sintomas e causar bem-estar, é fundamental marcar uma consulta e seguir orientações do seu médico.

Quais são as piores receitas da atualidade?

Existem algumas receitas que devem ser descartadas imediatamente, como:

  • Hidratação para o cabelo com mel ou maionese. Esses produtos além de deixarem os fios engordurados, causando oleosidade em excessiva, pode danificar os fios e causar alguns problemas capilares;

  • Álcool em gel. Esse é um dos mais perigosos, pois além de não funcionar para eliminar vírus e bactérias, algumas receitas contêm substâncias tóxicas que são nocivas à saúde, podendo colocar a sua vida em perigo;

  • Hidratação e esfoliação do rosto com limão e açúcar. O açúcar é muito áspero e pode ocasionar feridas na sua pele, enquanto o limão causa manchas na pele;

  • Xaropes caseiro. Muitos chás podem trazer benefícios para a saúde, mas alguns xaropes indicados para tosse e resfriados podem fazer mais mal do que bem. Cada tosse pode ser ocasionada por um problema diferente, seja ele alérgico ou viral. Por isso, antes de usar qualquer medicação, é necessário descobrir as causas e fazer o tratamento específico.

As receitas caseiras devem ser observadas com cautela e nunca se esqueça de pedir aconselhamento de especialista antes de optar por um produto feito em casa. 

Leia outros conteúdos como esse no nosso blog!