Repensando a circulação em casa para enfrentar épocas de isolamento social

Dicas para aproveitar melhor os espaços em casa de forma produtiva e feliz

De uma hora para outra, todos ficamos em casa. Em algumas casas, contudo, os espaços foram pensados para uma certa circulação de pessoas, ou seja, o lar passava a maior parte do dia vazio ou com poucas pessoas, recebendo todos apenas ao final do dia para o jantar e repouso. Só que tudo mudou. Como fazer?

Mudando também. Por isso, nós da MetLife, sempre atentos em dicas para transformar a sua vida em uma jornada mais produtiva e feliz, trouxemos algumas dicas para ajudar a organizar a vida na casa, quando todo mundo está dentro dela. O dia todos. Todos os dias!

Mude alguns horários 

Uma maneira rápida de enfrentar o isolamento social em uma casa com muitas pessoas e pouco espaço é alternar os horários entre todos. Se alguém precisa estudar às 9h em seu curso online, por exemplo, a hidratação do cabelo e uso do secador pode ficar para depois. 

Da mesma forma, se tem gente que curte ver aquela série ao final do dia e não se incomoda de emendar um episódio atrás do outro até o começo da madrugada, fica combinado que isso só pode acontecer em dias que outros integrantes não têm que acordar cedo para suas tarefas profissionais.

Isso pode ser combinado de forma informal, na base do papo, ou até mesmo virar uma planilha em conjunto onde todos colocam as suas necessidades e, após debaterem, chegam a um equilíbrio de tempos e movimentos de cada integrante e do coletivo.

Crie mais tarefas em conjunto

De forma oposta, mas ainda assim válida, algumas tarefas e distrações que costumavam ser feitas de forma individual, podem ser agora realizadas em conjunto e ao mesmo tempo, até para economia de recursos. 

Para agilizar a liberação da cozinha, só para dar um exemplo bem prático, que tal todos almoçarem a mesma hora para assim o responsável pela louça concluir a sua tarefa de uma única vez?

Da mesma forma o lazer também pode voltar a ser coletivo até para trabalhar a integração de quem está morando junto. Transforme temporadas isoladas de sua série preferida em um debate seguido de uma rodada de um bom e velho jogo de tabuleiro. Ou então, o almoço do final de semana passa a ser uma responsabilidade móvel, ou seja, a cada domingo um integrante é o responsável pela receita e preparação. São dicas simples para uma vida que precisa ser mais simples nesse momento,.

Espaços e privacidade também contam

Mas, de vez em quando, é possível também trabalhar com a necessidade de espaço de privacidade para ajudar a organizar a rotina da casa. Se um dos integrantes do lar está se preparando para alguma prova ou concurso e precisa de espaço reservado, considere transferi-lo para um quarto mais espaçoso desse momento para que possa desempenhar sua tarefa dentro da tranquilidade possível para esse momento. 

Novamente, devemos lembrar que o isolamento social é também um grande desafio de empatia assim como saber equilibrar privacidade com vida em conjunto. Pense nisso.