Saiba como e quando aplicar o filtro solar

Pegar sol estimula a vitamina D, mas é importante que você use filtro solar

É comum nos preocuparmos com o uso do filtro solar apenas nos dias que vamos à praia ou à piscina. Mas o cuidado com a pele, até em dias nublados, deve fazer parte de nossa rotina e isso inclui o uso de filtro solar diariamente. 

Esses hábitos fazem com que nossa pele sinta os resultados com o tempo. Nós da MetLife queremos que você curta os dias ao ar livre de maneira saudável. Para isso, é importante aplicar o filtro solar. 

Importância do filtro solar 

É comum pensarmos que o filtro solar ─ ou protetor solar ─ deve ser utilizado apenas em dias de sol, principalmente quando vamos à praia ou à piscina. No entanto, mesmo em dias nublados, o sol está emitindo radiação. 

Os raios UVA e UVB são os responsáveis por termos que utilizar protetor. A radiação UVB é mais intensa no verão e é a causadora das queimaduras solares. Já a UVA está presente o ano inteiro e é a principal responsável pelo envelhecimento da pele. Além disso, esta última radiação é a que predispõe o surgimento de câncer de pele. 

Ao utilizarmos o filtro solar ele impede que os raios UVA e UVB ajam sobre a pele, protegendo-a. Por isso, é importante utilizá-lo sempre que ficar exposto ao sol, como na praia, no trabalho ao ar livre, na caminhada pelo parque ou numa trilha. 

Como aplicar o filtro solar  

Aplique a quantidade certa 

Para que sua pele fique protegida dos efeitos causados pela radiação é preciso passar a quantidade certa de protetor. O recomendado é aplicar, em média, 40 ml de produto para uma pessoa que pesa 70 kg. 

Para que você não tenha dificuldade na hora medir a quantidade para aplicar, tome como referência uma colher de chá de protetor para cada região: rosto, pescoço, peito e barriga, costas, braço, coxas e canelas.  

Assim, você não terá dúvidas sobre a quantidade certa e ficará bem protegido do sol. 

Espalhe bem 

Além de saber a quantidade certa, é preciso espalhar bem para que todas as regiões do seu corpo recebam o protetor. Afinal, quem nunca aplicou rapidamente o protetor, sem espalhar bem, e na volta para casa percebeu uma mancha avermelhada em alguma área do corpo? 

Os protetores em creme devem ser espalhados fazendo movimentos circulares. Para quem prefere o spray, não se deve espalhar com a mão após a aplicação. Essa atitude prejudica a boa cobertura do produto. Por isso, apenas aplique uma boa quantidade de spray, como se estivesse pintando uma parede. 

O protetor em gel, que é indicado para peles oleosas, deve ser aplicado com movimento em uma mesma direção. E, por fim, os protetores em emulsão ou loção deve ser aplicados com movimentos circulares. 

Como fazer a primeira aplicação 

Para que você fique bem protegido do sol, é preciso prestar atenção em alguns detalhes da primeira aplicação do protetor. O recomendado é que se leia o rótulo do protetor para verificar com quanto tempo de antecedência precisa ser feita a aplicação. Se não tiver nenhuma recomendação, faça-a 20 minutos antes de sair de casa. 

Passe o protetor com a pele limpa e sem suor, já que isso dificulta a absorção do produto e, por consequência, prejudica a proteção. Além disso, prefira aplicar o produto sem roupas e depois que ele secar se vista. 

Não esqueça de aplicar o filtro nos pés, nas mãos e nas orelhas. Essas áreas, normalmente, são esquecidas. No entanto, elas também ficam expostas à luz solar. 

Como fazer a reaplicação 

Novamente, é recomendado ler as indicações na embalagem.  

Se não houver nenhuma recomendação do fabricante, reaplique a cada três horas ou a cada duas horas, se você transpirar muito ou se estiver muito exposto ao sol. Além disso, se você entrou no mar ou na piscina, o indicado é se secar e reaplicar o produto pelo corpo inteiro. 

Cuidar da saúde da pele vai fazer com que ela se mantenha mais vistosa e jovem por mais anos. Assim, você aproveita o sol de maneira inteligente e saudável.