Siga as nossas dicas para dormir bem e tenha uma semana mais produtiva

Veja como os seus hábitos noturnos e as horas que você dorme têm influência direta na sua performance no trabalho.

Você tem sentido seu nível de produtividade cair no trabalho? Ou já deixou de sair com amigos à noite por conta de cansaço? Se essa é a sua realidade, vale a pena dar uma avaliada em como você tem passado suas noites de sono.

Nos dias de hoje, em que 24 horas não são suficientes para tudo o que precisamos e queremos fazer, muita gente se priva de uma noite bem dormida para assistir àquela série no seu app de streaming preferido. Ou até mesmo para colocar assuntos profissionais em dia. Mas você tem ideia do quanto isso pode fazer mal?

Aqui na MetLife, nós acreditamos na filosofia da mente sã e do corpo são. E uma boa noite de sono tem potencial para fazer bem tanto para os músculos quanto para as ideias. Por isso, trouxemos aqui para o blog cinco dicas para você colocar o seu sono em dia:

Compensar no final de semana não funciona

Por mais que você passe a semana contando as horas para a chegada do final de semana, não pense que a folga do trabalho vai ser suficiente para você “recarregar as energias” com algumas horinhas de sono a mais. Sair da cama um pouco mais tarde no sábado ou tirar um bom cochilo de duas horas após o almoço de domingo pode ajudar você a aplacar alguns sintomas como o estresse e cansaço.

Mas pesquisas revelam que atenção e a retenção de informações continuarão prejudicadas pela privação do sono ao longo da semana. E essas habilidades são essenciais para uma boa performance no trabalho.

A importância do cochilo

O horário ideal para aquele cochilo revigorante é por volta das 13h às 15h. Logo após o almoço, por pelo menos 30 minutos. Cochilar não é sinal de preguiça, mas uma forma de renovar as energias. Vale a pena você optar por acordar mais cedo pela manhã e dar uma descansada no início da tarde. Assim você não atrapalha seu ciclo de sono.

Algumas empresas, cientes desse benefício, já oferecem espaço de repouso com essa função. Funcionários voltam mais produtivos e prontos para as reuniões da tarde!

Não dependa do despertador

Um bom ciclo de sono é aquele em que você acorda naturalmente todos os dias no mesmo horário, inclusive nos finais de semana. Por isso, faça um esforço para não precisar de um despertador ou do alarme do celular pelas manhãs. Se você estiver cumprindo as horas de sono que seu corpo precisa, você acordará naturalmente. Caso não consiga acordar sem um alarme, o ideal é ir para cama mais cedo.

Equilíbrio na melatonina

A melatonina é um hormônio controlado pela exposição da luz. E ajuda você a regular seu ciclo do sono. Durante o dia, aumente sua exposição ao sol e procure passar mais tempo ao ar livre. Se não for possível, pelo menos deixe a luz entrar na sua casa e no trabalho. À noite, pelo menos uma hora antes de ir dormir, evite a exposição à luz, principalmente a da tela do computador, TV e celular.

Olho na alimentação

Algumas comidas e substâncias são grandes inimigos do sono. Cafeína, álcool e comidas pesadas são coisas que você deve evitar. Ou, pelo menos, consumir com moderação. Evite também qualquer coisa que pode te fazer querer ir ao banheiro no meio da noite.

Para ter noites de sono mais tranquilas, escolha alimentos saudáveis ao longo do dia. Dê preferência para amêndoas, bananas, húmus, cereja e nozes. São alimentos que contêm vitaminas como magnésio, potássio, B6 e aminoácidos, que ajudam a promover um melhor ciclo do sono.

Agora que você já sabe as causas e efeitos de uma boa noite de sono, que tal mudar os seus hábitos em prol de uma maior produtividade e também de mais disposição para os momentos de lazer?