Sistema nervoso cuidados que todos devemos ter

Saiba como cuidar do sistema nervoso

Em tempos de mudança constantes e rápidas, a nossa saúde poderá ser atingida e é necessário redobrar a atenção e o cuidado.

Se por um lado, os avanços tecnológicos permitiram o diagnóstico precoce de várias doenças e medicação mais eficaz no combate de determinadas enfermidades, por outro, estamos mais sujeitos a desequilíbrios.

Diariamente, estamos expostos a vários tipos de agentes externos como alimentação processados, poluição, estresse.

Compreender o mundo atual é um desafio a mais. Sendo que o sistema nervoso é o responsável por esta descodificação. Através dele é possível o envio, o receber e o interpretar da informação das partes que constituem o corpo.

É da responsabilidade deste sistema a coordenação de ações tão cotidianas como andar, assim como a respiração e a digestão dos alimentos.

Neste sentido, a MetLife reconhece o papel fundamental desempenhado pelo sistema nervoso para o equilíbrio do organismo e na realização de diversas tarefas que fazem parte do nosso cotidiano.

Conheça melhor o sistema nervoso

O sistema nervoso permite várias funções como a identificação, a interpretação e armazenar os estímulos externos, assim como os internos.  

O sistema nervoso é formado pelo sistema central e o periférico. No caso do central é composto pelo encéfalo e medula espinhal. É no sistema nervoso central que se encontra o córtex cerebral responsável pelo controle da visão; paladar; audição; tato e também pelo raciocínio lógico e escrita. Controlando, também, os movimentos conscientes do corpo.

Já a medula espinhal é responsável pela condução dos impulsos nervosos do resto do organismo para o cérebro. Assim, coordena os atos considerados involuntários, também conhecidos como reflexos. 

O sistema nervoso periférico é composto pelos nervos periféricos, milhões de células nervosas, que estão interligados e ligam-se também a recetores e músculos em todo o organismo. Estes nervos são divididos em duas categorias: os cranianos e raquidianos.

Como cuidar do sistema nervoso

O sistema nervoso é fundamental para o correto funcionamento do organismo. Este sistema poderá ser comparado às linhas de telecomunicações, fios elétricos que fazem a ligação entre o corpo e o cérebro, permitido a comunicação.

Para estimular o sistema nervoso, atividades que incluem, por exemplo música. Para além de aumentar o humor, e por consequência, o nível de serotonina no organismo. 

Na sua maioria, as atividades de cunho artístico como a dança, a escrita, a leitura são estimulantes para ter sempre o sistema nervoso ativo.

Hábitos pouco recomendáveis como o excesso do consumo de substâncias nocivas para o organismo como álcool e cigarro deverão ser evitados. 

Sol e vitaminas

Para além disso, a inclusão de alimentos com cálcio e vitaminas B, como legumes, queijo, carne, nozes e salsa é bastante favorável para manter um sistema nervoso saudável. A exposição consciente ao sol deve ser uma rotina incorporada no sua rotina diária.

Doenças relacionadas com o sistema nervoso

Cuidar do seu sistema nervoso é fundamental para a prevenção de doenças  como o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Mas há outras como o Alzheimer, epilepsia, esclerose múltipla, entre outros.