Sorriso bonito é um sorriso saudável

Confira 7 dicas de cuidados básicos para manter o seu sorriso saudável.

Já sabemos que o poder do riso e o que uma boa dose diária de sorrisos e risadas faz muito bem à saúde, ajudando na redução do estresse, trazendo diversos benefícios ao corpo e à mente, além de alterar positivamente seu estado emocional, melhorando seu bem-estar.

Boa saúde bucal vai muito além de ter dentes bonitos, a boca num todo precisa de cuidados para estar em boa saúde.

7 Cuidados básicos para manter a saúde bucal em dia.

Quer saber como manter dentes e gengivas saudáveis? Separamos 7 cuidados preventivos que você deve ter no seu dia a dia para manter um sorriso saudável.

1.    Faça a higienização bucal da maneira correta

Para evitar problemas como cáries ou tártaros, a dica é fazer a higienização bucal completa e de forma correta.

Passe a escova em todas as faces dos dentes, fazendo para cima e para baixo e com cuidado, não coloque força demais, pois você pode desgastar os dentes ou machucar as gengivas.

Outro ponto importante é: não se esqueça de escovar a língua. Você pode utilizar a própria escova ou um limpador lingual, uma haste plástica que pode ser encontrada em farmácias.

A frequência da limpeza é muito importante no cuidado da saúde bucal. Escove os dentes logo pela manhã, após as refeições e, principalmente, antes de dormir — durante o sono, a boca fica mais vulnerável à ação das bactérias.

Outro fator importante é o kit de higiene, esse tem que ser o adequado. Para quem passa o dia fora de casa, a recomendação é ter um kit de escovação evitando que os dentes passem muito tempo com os dentes sujos, assim evitando o surgimento da cárie e de outros problemas bucais.

2.    Creme dental com flúor

É fundamental escolher um creme dental com flúor. O flúor é um mineral que protege os dentes das bactérias que causam as cáries. Opte também por produtos pouco abrasivos para evitar o desgaste do esmalte.

Sobre a quantidade, não preciso exagerar na hora de colocar o creme dental na escova. O importante não é a quantidade de creme, nem de espuma, e sim a qualidade da escovação. Como, os movimentos adequados coma escova e a qualidade do creme dental.

3.     Fio dental

Muitas pessoas não têm o hábito de usar o fio dental, por pressa ou por simplesmente não gostar. Mas o uso do fio dental é importante para uma limpeza completa. O uso desse item antes de passar a escova é um cuidado que deve ser seguido à risca.

Somente o fio dental será capaz de tirar todos resquícios de comida, que possam ficam retidos entre os dentes e na linha da gengiva. Por isso, é muito importante manter o costume de usá-lo: em frente ao espelho, certifique-se de passar o fio em todos os cantos.

Esse hábito ajuda a prevenir a placa bacteriana, tártaro, cárie e também o mau hálito. Além disso, ele combate diversas doenças e inflamações que acomete as gengivas que, quando não tratada pode levar à periodontite, até mesmo pode causar até a perda dos dentes.

4.     Enxágue bem a boca após a escovação

Após finalizar toda limpeza bucal, com o fio dental e escova, enxague a boca com bastante água. Desse modo, você elimina todos as placas de sujeira que se desgrudaram dos seus dentes e gengivas durante a limpeza, deixando sua boca completamente limpa.

5.     Troque a escova periodicamente

Um cuidado de saúde bucal essencial e pouco lembrado é fazer a troca da escova no máximo a cada 3 meses. As cerdas da escova acabam ficando gastas, e nesse estado, ela não faz uma limpeza da maneira adequada. Além disso, com as cedas gastas, a pessoa inconscientemente tende a colocar mais força na escova, o que pode desgastar o esmalte dos dentes ou machucar a gengiva.

Um ponto importante é na hora de comprar uma escova nova, prefira escovas com cerdas mais macias. Pois evitam machucar a gengiva.

6.    Alimentação saudável

A alimentação é um fator importante no cuidado com a saúde bucal. É fundamental consumir com moderação alimentos com alto teor de açúcar e amido, como doces, massas e pães. Esses ingredientes atraem as bactérias que lesionam os dentes, que provocam as conhecida e temidas cáries.

Uma atenção ainda maior para doces mais grudentos, como brigadeiros ou balas, pois eles ficam presos aos dentes por mais tempo até a hora da escovação.

Dicas:  Caso não tenha seu kit de higiene bucal à mão, a dica é beber água para fazer uma limpeza rápida dos dentes e gengivas até a escovação.

7.     Visite o dentista regularmente

Uma dica essencial para manter a saúde bucal em dia é visitar o dentista regularmente, o ideal é cada seis meses. Dessa maneira, o profissional pode fazer uma avaliação, caso haja algum problema, certamente será mais simples de ser resolvido, pois pode ocorrer que o problema esteja no início.

Na consulta de rotina, o profissional faz a profilaxia, uma limpeza mais completa com jato de bicarbonato, deixando seus dentes mais limpos e polidos. Também é feita a aplicação de flúor para que os dentes fiquem mais fortes e resistentes contra as cáries. Se necessário, ele também faz uma raspagem para eliminar a placa bacteriana e os tártaros.

Então, seguindo esses cuidados básicos, você terá um sorriso saudável e livre qualquer doença.

Conheça os planos odontológicos Sorria Mais da MetLife e veja como é fácil cuidar do sorriso! Possuímos diversos planos odontológico feito para diversas especialidades, tratamentos e com valores que cabem no bolso. Certamente você irá encontrar um que atenda a suas necessidades.