Suplementos alimentares: Descubra os mitos sobre esses produtos criados para melhorar a alimentação

Amplamente usado por atletas e praticantes de atividades físicas, os suplementos - quando utilizados de forma correta - são uma boa aposta para bons resultados

Com os dias cada vez mais corridos, comer bem e manter corpo e mente saudáveis tem se tornado cada vez mais difícil, não é mesmo?

Pensar em uma alimentação que seja realmente capaz de suprir todas as nossas necessidades, exige planejamento e tempo, e os suplementos alimentares surgem como uma boa opção para viabilizar isso.

Assim, com essa necessidade em destaque, a equipe MetLife elencou alguns mitos e verdades sobre o consumo desses produtos cada vez mais necessários para mantermos nossa alimentação em dia. Vem com a gente!

O que são suplementos alimentares e para que eles servem

De forma geral, os suplementos são produtos alimentares desenvolvidos especialmente para complementar a alimentação. No mercado é possível encontrar desde itens que apresentam alta concentração de diversas vitaminas, como também suplementos específicos, desenvolvidos com o foco de suprir a necessidade de consumo de uma única substância pelo organismo.

Suplemento alimentar engorda?

Não. Só o consumo de suplementos não engorda, já que cada produto é desenvolvido com um objetivo específico: Termogênicos para emagrecimento, proteína para aumento e força muscular, hipercalóricos para aumento de peso.

Por isso é essencial contar com acompanhamento de um profissional para que o uso dos suplementos aconteça de forma correta e de acordo com o objetivo buscado pelo usuário, seja ele ganhar massa ou perder peso.

Os efeitos são potencializados com o uso na hora certa

Sim, os suplementos precisam ser tomados na hora certa para que tenham tempo de agir durante a rotina do usuário. Isso acontece porque cada produto tem características próprias que necessitam de tempo para que o corpo seja capaz de absorvê-las e colocá-las em uso.

Refeições podem ser substituídas por suplementos?

Não. Suplementos são produtos desenvolvidos com a função de “reforçar” a alimentação diária. Ou seja, garantir que a quantidade necessária de nutrientes para o desenvolvimento físico (muscular ou do organismo como um todo) seja alcançada.

Com isso em destaque, vale lembrar que existem alguns produtos criados para substituir refeições, mas eles devem ser utilizados por um curto período de tempo e sob orientação médica.

Também existe a opção dos suplementos naturais

Não dá para negar que uma alimentação rica e balanceada também é um elemento-chave como parte da busca por bons resultados para corpo e forma física. Assim, apostar em alimentos capazes de fornecer nutrientes de alta qualidade e que estão presentes na fórmula dos suplementos, também é uma boa ideia.

Alguns exemplos podem ser a busca por proteínas em alimentos como ovos, frango, carne, peixes, tofu, feijão, lentilha, quinoa. Já os carboidratos de absorção lenta podem ser encontrados na batata-doce, mandioca, arroz integral, algumas frutas e aveia. As gorduras “boas” fazem parte da composição de alimentos como abacate, manteiga Ghee e azeite.

Vale sempre lembrar, contar com acompanhamento médico ao usar suplementos é essencial para garantir bons resultados e manter a saúde sempre em dia. E claro, a MetLife, por meio de suas ferramentas de cuidado, disponibiliza uma ampla gama de possibilidades para quem está preocupado com a necessidade de garantir uma boa qualidade de vida em todos os momentos.