Terapias orientais: 5 Técnicas milenares para melhorar a rotina moderna

Yoga e meditação podem ser boas opções para melhorar a sua qualidade de vida

O que é viver bem, afinal de contas? São tantas possibilidades, sonhos, objetivos, que - quase sempre - esquecemos de cuidar do elemento mais importante: nós mesmos.

Na MetLife estamos focados em garantir o bem-estar das pessoas. E sabemos como grande parte das terapias orientais funciona de forma direta na melhoria da vida de muita gente, seja por meio do trabalho com o corpo ou com a mente.

Yoga para mente e corpo saudáveis

Uma das terapias orientais mais famosas no Brasil e no mundo. Surgida na Índia e com inúmeras ramificações, a Yoga é uma filosofia prática que por meio de uma série de exercícios incorpora técnicas de respiração, meditação, corporais e mentais.

Em conjunto com todos os atrativos da filosofia, é possível encontrar desde vertentes fisicamente mais intensas até possibilidades que trabalham mais o foco no interno.

Começar essa prática pode ser muito simples. Além dos estúdios espalhados pela cidade, já é possível encontrar canais no Youtube e aplicativos que te orientam nos primeiros passos, além de aulas oferecidas gratuitamente, geralmente realizadas em parques e ao ar livre.

Meditação para desacelerar a cabeça

A meditação é outra terapia oriental que tem ganhado cada vez mais adeptos. Mesmo não buscando curar algo específico, a meditação é uma forma de buscar e obter autocontrole.

Uma das apostas mais eficazes para quem está procurando diminuir o índice de estresse, depressão e trabalhar doenças psicossomáticas, por exemplo. Vale lembrar que a meditação funciona como um exercício e à medida que sua prática se torna constante, mais intensos se tornam os resultados.

O poder do Reiki para a cura dos males

O Reiki é uma terapia japonesa que tem como fundamento a cura por meio da energia universal. Ou seja, ele utiliza da troca de energias para revitalizar e equilibrar o corpo com o objetivo de promover o bem-estar, felicidade e serenidade.

Devido a esses benefícios, o Reiki também pode ser utilizado como terapia complementar para problemas de saúde, como a insônia, depressão, ansiedade e dores crônicas.

Acupuntura para tratar corpo e mente

Originária da China, a acupuntura é uma técnica realizada para o tratamento de diversas doenças e tem entre seus benefícios o reforço do sistema imunológico por meio da aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para estimular as terminações nervosas existentes na pele e enviar mensagens diretas para o cérebro.

Um tempo no ofurô faz bem para a sua saúde

Uma das coisas mais interessantes na cultura oriental é a capacidade de perceber como momentos relaxantes fazem bem para a saúde. Esse é o caso do banho de ofurô, costume que no Japão está diretamente ligado a temperatura do banho:

Água fria estimula o metabolismo, reduz a irritabilidade muscular e aumenta a imunidade. Já a água quente relaxa os músculos e os reestrutura após uma sessão de exercícios físicos.

Independentemente de suas crenças, é importante ter em mente que encontrar algo novo, capaz de ajudar a melhorar a qualidade de vida é sempre um passo importante para deixar as rotinas modernas mais leves.