Veja como evitar riscos desnecessários no Carnaval

Não dirigir se fizer uso de bebida alcoólica, ter cuidado com cachoeiras e lagos e evitar andar com objetos de valor são pontos de atenção. Conheça outras dicas

A maioria das pessoas no Carnaval gosta de aproveitar os dias de folga do trabalho para descansar ou curtir a folia com os amigos. A grande questão é que muita gente parece esquecer que pode estar correndo riscos sem necessidade. 

Por isso, a MetLife elaborou esse post que traz dicas interessantes sobre como você pode evitar riscos desnecessários no Carnaval e aproveitar esse período com mais segurança. 

Se fizer uso de álcool, não dirija

Pode até parecer um pouco clichê essa expressão, mas ela é fundamental para a sua segurança. A maioria das pessoas sabe que bebida alcóolica e direção nunca combinaram e pode ser fatal se você insistir. 

A lei é clara: independente da quantidade de bebida ingerida, passe longe do volante do seu carro. Não vale a pena correr o risco!

Atenção quando for nadar em cachoeiras e lagos

Como o Carnaval acontece em pleno verão, muita gente procura cachoeiras e lagos para se refrescar. Por isso, tenha muita atenção para esses locais, principalmente antes de entrar na água. 

Por mais que seja um lugar chamativo, é recomendado ir com muita cautela para se evitar afogamentos ou acidentes, seja pelo uso excessivo de álcool ou congestão alimentar.

Atenção especial nas cachoeiras: o fenômeno chamada "cabeça d'água" é a elevação súbita do nível da água em função de chuvas que acontecem na nascente, no alto das serras. A forma mais segura de evitar: se existem nuvens no topo da serra, o banho de cachoeira deve ser evitado! 

Cuidado com objetos de valor à vista

Se você vai curtir o baile ou bloco de Carnaval com a família ou amigos no meio da multidão, uma boa dica é evitar andar com objetos de valor à vista. O recomendado é deixar jóias, carteiras, relógios ou celulares em casa. 

Nunca se sabe se você será a próxima vítima. A dica aqui é sair somente com a sua carteira de identidade e uma pequena quantia em dinheiro, para casos de emergências. Uma dica que costuma funcionar: use doleiras ocultas por baixo da roupa como forma de se proteger.

Não seja uma vítima da intoxicação alimentar 

Vai para a praia aproveitar o Carnaval com a família? Tenha cuidado com sua alimentação. Nesse local, muita gente costuma ingerir alimentos comercializados na orla e acaba se tornando vítima de uma intoxicação alimentar. 

Às vezes, o produto não está na temperatura ideal para o consumo ou não foi preparado de forma correta. Se puder, leve um lanche de casa, pois é mais saudável. 

Evite andar sozinho em locais ermos

Principalmente em locais que você não conheça bem. Andar sozinho, de madrugada e em locais com pouca movimentação de pessoas, pode deixar você extremamente vulnerável. 

Se for possível, ande em grupos, em locais que sejam devidamente iluminados e com policiamento. Lembre-se de que ter segurança é fundamental. 

Está vendo como é possível aproveitar o Carnaval sem correr riscos desnecessários? A preservação da sua vida deve ser a sua prioridade!