Como não deixar a vida moderna levar embora o seu sono

A tecnologia pode prejudicar seu sono. Saiba por que é importante dormir bem

Em um mundo recheado de informações, tirar uma boa noite de sono é tarefa árdua. Celulares, redes sociais, trabalho intenso, e outros atrativos nos fazem agitam constantemente. No entanto, deixar de dormir gera diversos problemas imunológicos.

Nós, da Metlife, nos preocupamos com seu bem-estar e sua saúde. Por isso, vamos falar sobre os efeitos da tecnologia em sua vida e como isso interfere na qualidade do sono.

Tecnologia X Sono

No livro “24/7 – O capitalismo tardio e o fim do sono”, o escritor Jonathan Crary faz o leitor refletir sobre como as cidades estão mais adaptadas para atender os consumidores em qualquer momento do dia. 24/7 é uma expressão para explicar que o ser humano busca a acumulação ilimitada 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nas 144 páginas do livro, Crary sintetiza um panorama da sociedade atual, envolta no capitalismo, de como a modernidade e a tecnologia nos afetam, e como o ser humano pode ser visto como mero produtor do sistema criado pelo próprio homem.

Em razão disso, o comércio em geral permanece funcionando para servir todos os públicos. Por exemplo, você está em casa por volta de 1h da manhã e sente aquela necessidade de fazer compras. Sequencialmente você vai ao mercado e passa a madrugada em alerta. Isso pode atrapalhar seu sossego.

Home office pode ser prejudicial?

Trabalhar em casa não é mais sinônimo de tranquilidade se você não estiver preparado para adaptar à rotina diária. Se, em teoria, o trabalhador escolhe suas horas de funcionamento, na prática, o ofício em casa pode inclusive estender em comparação com a rotina tradicional. E-mails de madrugada do chefe, tarefas árduas, notificações no celular, essas e outras intrusões provocam insônia. Resultado: pelo menos nos Estados Unidos, a venda de remédios para a insônia disparou.

Quantas horas devemos dormir por dia?

Especialistas recomendam dormir 8 horas por dia, pois é o tempo ideal para a recuperação do corpo e da mente. No entanto, não adianta dormir esse tempo exato se não qualitativo. Para saber se a quantidade de horas dormidas é suficiente, basta anotar como você acorda pela manhã.

Se você consegue ter um sono tranquilo, poucas horas são o suficiente para relaxar. No entanto, ao acordar cansado, precisará dormir mais e melhor.

Benefícios de uma boa noite de sono

Ao dormir bem, várias qualidades ajudam na produção do dia seguinte, como o aumento do bom humor. Além disso, ajuda no ótimo desempenho físico e mental, e evita doenças como obesidade, hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e depressão.

Sono mais perto, celular mais longe

A vida moderna não pode tomar conta do seu descanso. Não deixe que a correria do dia a dia atrapalhe a noite de sono que você merece. Como vimos antes, pode gerar vários problemas futuros de saúde.

Caso não consiga diminuir a agitação, procure um médico para que ele possa auxiliá-lo por meio de um tratamento. Afinal, a sua saúde é tudo o que você possui.