Muito além da localização: por que o Google Maps atrai clientes
Serviços gratuitos da plataforma são grandes aliados para melhorar sua estratégia digital
Com a popularização dos celulares inteligentes e o aumento da velocidade dos dados móveis, mapas online passaram a ser úteis para muito além da navegação e localização. Atualmente, serviços gratuitos como o Google Maps são excelentes caminhos para que seus clientes cheguem até seu conteúdo. Cada vez mais empresas usam a ferramenta para melhorar o alcance online, atrair mais visitas orgânicas para seus sites e oferecer rápido acesso a informações-chave como sua localização e horário de funcionamento.
Nós da MetLife fomos pesquisar e descobrimos coisas muito interesses que queremos compartilhar com você. Vamos lá? O mais importante é: mais do que levar seu cliente até você o Google Maps o ajuda a encontrar seu negócio no exato momento em que ele mais precisa. Quer saber como?
Milhões de pessoas fazem buscas no Google, diariamente, quando estão precisando de um produto ou serviço. A maioria delas recebe resultados de buscas customizados de acordo com sua localização geográfica, identificada pelo GPS do celular. Esta é a forma mais fácil de seu potencial cliente encontrar seu negócio, quando ele estiver perto e, mais importante: buscando por ele.
Dá visibilidade à reputação que sua empresa já conquistou
Além de mostrar ao seu cliente onde seu negócio está, o Google Maps também é uma excelente janela para seus potenciais clientes visualizarem reviews de outros clientes. Se seu produto ou serviço conseguir acumular boas recomendações, a plataforma passa a ser um canal de publicidade gratuita, feito colaborativamente por quem melhor pode avaliar seu negócio: os clientes.
Através destas novas janelas, a tendência é que haja mais visitas espontâneas a seus perfis de redes sociais e seu site. O serviço também permite incorporar um mapa interativo no seu site com a localização do seu negócio. A opção de incorporar (do inglês “embed”) é gratuita e redireciona o usuário ao Google Maps caso ele queira visualizar a rota entre um determinado local e seu estabelecimento.
Um bom posicionamento nas buscas do Google ajuda muito a ampliar as vendas, porque o buscador é o mais usado em boa parte do mundo, incluindo o Brasil.
Facilidades para gestão por empresas
Outro ponto a favor do Google Maps é que a plataforma tem navegação intuitiva e fácil de usar, sem que seja preciso onerar-se contratando especialistas. Como todos os serviços do Google Maps são online, também é fácil editar e atualizar as informações com agilidade, e em qualquer lugar.
Desde 2014, ficou mais fácil utilizar os serviços do Google para criar canais corporativos. Foi quando a ferramenta gratuita Google Meu Negócio foi lançada para facilitar a gestão de diferentes canais por uma mesma empresa. É no Google Meu Negócio que você deve fazer o primeiro cadastro para começar a usar os serviços corporativos do Google, incluindo as opções com mapas.
Basta preencher alguns dados básicos, como nome da empresa, horário de funcionamento e tipo de negócio (categoria). Você também pode incluir fotos e vídeos para tornar seu canal mais atrativo. Com o tempo, certamente, você aprenderá mais recursos e criará novas formas de explorar os mapas para se aproximar quem mais interessa: seus clientes.
Tags: