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COVID-19: Informações para clientes MetLife

Em um período desafiador de mudanças e incertezas, como o que estamos vivendo, entendemos que a saúde e o bem-estar de nossos colaboradores e suas famílias, clientes e parceiros são as maiores preocupações e prioridades. Dividimos com vocês todas as medidas que foram adotadas para que você tenha segurança de que nós estamos cuidando dos nossos processos e produtos para atender todas as suas necessidades.

 Acesse o comunicado importante da MetLife sobre o Covid-19 – Seguro de Vida

Acesse o comunicado importante da MetLife sobre o Covid-19 - Dental

Acesse o comunicado importante da MetLife sobre o Covid-19 – Previdência

Vamos nos proteger e ficar em casa com serviços online para você!

Nossa prioridade é a saúde e segurança de todos. Nossos processos de sinistro e documentação estão sendo realizado de forma online para seu conforto. Consulte seu corretor para qualquer dúvida ou entre em contato com a nossa central de atendimento que trabalha para atender todas as suas dúvidas e necessidades a qualquer momento.

Call center Como entrar em contato conosco

Central de Atendimento

11 3003-3049 – capitais e grandes centros

0800 7463 422 – demais localidades

 

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Quais são as coberturas do meu seguro?

A saúde e o bem-estar de todos continuam sendo nossas prioridades. Por isso, pagaremos as indenizações para eventos de morte, funeral, diárias por internação hospitalar e invalidez permanente.

Coberturas hospitalares Coberturas hospitalares

A MetLife fará a cobertura das diárias de internação hospitalar em caso de internação pelo Covid-19.

Assistências do Seguro Assistências do Seguro

As assistências em geral permanecem disponíveis para utilização da mesma forma. As assistências domiciliares também podem ser utilizadas e os prestadores estão tomando cuidados adicionais devido a Covid-19.

Perguntas frequentes sobre a indenização do COVID-19 no Seguro de Vida
As Condições Gerais dos seguros excluem indenizações em caso de epidemia ou pandemia. A METLIFE pagará  mesmo assim? Collapsed Expanded

As exclusões previstas nas Condições Gerais continuam válidas. A exceção será somente para indenizações para eventos de morte, funeral, diárias por internação hospitalar, invalidez permanente  que venham a ocorrer em decorrência de Covid-19.

A decisão de indenização por conta da doença do COVID-19 se aplica a quais produtos? Collapsed Expanded

A decisão é válida para toda a carteira da MetLife Brasil de Seguros de Pessoas, ou seja, todos os seguros de Vida Individual, Vida em Grupo, Seguros Prestamistas, Educacional e Viagem de todos os canais de distribuição – Corretores, Parceiros Comerciais, Distribuidoras do produto.

Haverá um capital segurado máximo para indenizarmos em caso de Covid-19? Collapsed Expanded

O capital de indenização será o previsto em cada apólice ou certificado individual.  

A carência de 45 dias se aplica também para apólices de Vida em Grupo transferidas de outra seguradora? Collapsed Expanded

Sim. Todas as novas apólices e certificados na MetLife terão a carência de 45 dias para cobertura do COVID-19.

Caso sejam incluídos colaboradores nas apólices de Seguro de Vida em Grupo que a MetLife já possui haverá a carência de 45 dias para Covid-19? Collapsed Expanded

A carência se aplicará apenas para as apólices de adesão facultativa (onde apenas os colaboradores da empresa que aderirem entram no seguro). As apólices compulsórias (onde 100% dos colaboradores de uma empresa entram no seguro) não terão carência.

Durante o COVID-19, ainda tenho direito aos sorteios? Collapsed Expanded

Durante a pandemia, tivemos um cenário onde a Loteria Federal suspendeu por 3 meses os sorteios. Nesse período, a FENACAP (Federação Nacional de Capitalização) ficou responsável  por realizar os sorteios substitutivos todas as sextas-feiras, às 18h, sendo que os primeiros sorteios foram realizados no dia 27 de março.

A partir do dia 04/09/2020 a Loteria Federal normalizou seus atendimentos, logo, voltou a ser responsável por realizar os sorteios das séries de capitalização.

Perguntas frequentes sobre previdência
Tenho um plano/fundo de Renda Fixa, e não estou entendendo por que o mesmo apresentou rentabilidade negativa e meu saldo diminuiu. Por que isso aconteceu? Collapsed Expanded

Essa variação ocorre devido à desvalorização dos títulos que compõe a carteira de ativos do fundo. Desde o início da crise financeira decorrente da Covid-19, os títulos públicos que representam grande parte da carteira de ativos dos fundos de renda fixa sofreram uma grande desvalorização, que vem impactando diretamente o desempenho dos fundos. A curva de juros futuros desses títulos públicos teve uma elevação excepcional em função da enorme quantidade de investidores realizando a venda de ativos em um curto espaço de tempo. Esse movimento trouxe impacto imediato sobre os fundos em função da “marcação a mercado” dos papéis.  

Quais papéis compõem meu fundo de renda fixa? Collapsed Expanded

A carteira do seu fundo de investimento é basicamente composta por títulos públicos federais com diferentes vencimentos e, em menor proporção, por títulos de crédito privados de baixo risco (elevado rating).

Devo mudar o perfil de investimento do meu plano agora? Collapsed Expanded

Há menos que você esteja considerando um movimento de elevação na alocação em Renda Variável (Ações), por entender que esses ativos estão bastante desvalorizados e tendem a se valorizar no médio a longo prazo, é preciso ter cautela na realização de mudanças nesse momento. Levando em consideração o histórico de crises anteriores, esse tipo de ativo pode ser recuperado a médio prazo.

Devo resgatar meu plano? Collapsed Expanded

A decisão do resgate de recursos precisa ser bem avaliada nesse momento, pois você estaria abrindo mão da perspectiva de recuperar as perdas recentes, além de incorrer no pagamento de impostos de acordo com a característica tributária de seu plano (PGBL pagando imposto de renda sobre o montante resgatado e VGBL pagando imposto de renda sobre a rentabilidade acumulada). Entendemos que no atual momento os participantes somente deveriam realizar o resgate se realmente dependerem desse recurso para pagamento de dívidas ou compromissos para os quais não disponham de outra fonte de recurso.

Quais ações fazem parte dos fundos balanceados? Collapsed Expanded

Ações de empresas listadas na Bovespa (B3 - Bolsa de Valores de SP), escolhidas pelos gestores de ativos de acordo com seus critérios e fundamentos técnicos.

Essa crise vai demorar muito? O pior já passou? Collapsed Expanded

Infelizmente não conseguimos definir se o pior da crise já passou ou se ainda podemos vivenciar mais turbulência, mas de acordo com as autoridades e exemplos de outros países, ainda temos um caminho de distanciamento social a percorrer para conter as consequências que essa pandemia poderia provocar em nosso sistema de saúde e na economia.

Gostaria de ter acesso a outras opções de fundos para avaliar uma possível transferência, você poderia me encaminhar? Collapsed Expanded

Para realizar a transferência, precisaremos abrir um chamado específico para este caso com a equipe responsável. Iremos passar um protocolo para que você possa acompanhar a sua solicitação.

Perguntar frequentes sobre assistências:
Qual a posição da MetLife para Assistência Funeral? Collapsed Expanded

A assistência funeral continua com as mesmas regras que estão descritas na apólice ou certificado individual, com o adicional de que ela passa a ser coberta em caso de falecimento causado pela COVID-19.

Como devo seguir caso precise de atendimento da assistência funeral em casa? Collapsed Expanded

Caso ocorra um falecimento de Covid-19 na residência, o médico da família deve ser chamado e atestar o falecimento. Em caso da família não possuir um médico o procedimento pode ser acionado através do SAMU. Com o atestado, a funerária pode ser acionada via assistência e o procedimento ocorre na residência com todas as recomendações e protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde para a doença do COVID-19.  

Qual a posição da MetLife para Assistência Escolar? Collapsed Expanded

O serviço continua sendo prestado normalmente pelo nosso parceiro Mondial Assistance. No entanto, tendo em vista todas as medidas de enfrentamento aos impactos do Covid-19 e de todos os esforços que os hospitais públicos e particulares têm realizado para aumentar suas capacidades de atendimento aos pacientes com suspeita e infectados pelo vírus, poderão surgir dificuldades para agendamento de atendimentos médicos eletivos em algumas regiões, levando em consideração que o tratamento da doença do Covid-19 é prioridade no país.

Quais cuidados os prestadores da MetLife estão tomando para não infectar as pessoas? Collapsed Expanded

Os prestadores estão realizando atendimentos equipados com luvas descartáveis, máscaras e em alguns casos até óculos de proteção.

Perguntas frequentes sobre a indenização do COVID-19 no Seguro Viagem:
Qual a posição da MetLife para o Seguro Viagem? Collapsed Expanded

A Condição Geral do seguro de viagem continua válida A exceção será somente para indenizações para eventos de morte, funeral, diárias por internação hospitalar, invalidez permanente  que venham a ocorrer em decorrência de Covid-19.

Perguntas frequentes sobre a indenização do COVID-19 no Seguro Prestamista e Educacional:
Qual a posição da MetLife para os Seguros Prestamistas e Educacional? Collapsed Expanded

Nos Seguros Prestamistas e Educacional, os eventos de morte e invalidez permanente que venham a ocorrer em decorrência de Covid-19 passam a ser indenizados.

Nas coberturas de perda de renda (desemprego involuntário e incapacidade total e temporária) nada muda, se aplicam as mesmas regras de elegibilidade já existentes quanto a franquia e carência.

Perguntas frequentes sobre a indenização do COVID-19 no Seguro de Acidentes Pessoais:
Tenho um seguro de Acidentes Pessoais. Terei cobertura para o COVID-19? Collapsed Expanded

Não. A cobertura será incluída apenas para seguros de vida e prestamistas que tenham cobertura de Morte por Qualquer Causa.

Perguntar frequentes sobre o COVID-19:
Existem procedimentos específicos adotados em um Funeral devido a Covid-19? Collapsed Expanded

A ABREDIF (Associação Brasileira de Empresas e Diretores do Setor Funerário), somado às orientações do Ministério da Saúde, tem orientado que os velórios tenham duração de até no máximo quatro horas, que sejam realizados em locais exclusivamente destinados para essa finalidade, bem como que a capacidade máxima de cada sala velatória não exceda o limite de dez pessoas. Pode ser que com o crescimento da pandemia estas orientações sejam alteradas ou sejam criadas regras estaduais ou municipais.

A MetLife passa a cobrir pandemias e epidemias? Collapsed Expanded

Não, a exceção será somente para indenizações para eventos de morte, funeral, diárias por internação hospitalar, invalidez permanente que venham a ocorrer em decorrência de Covid-19. As exclusões previstas nas Condições Gerais continuam válidas.

Perguntas frequentes sobre os processos de trabalho MetLife:
Como as áreas de suporte da MetLife estão trabalhando neste momento? Collapsed Expanded

Todos os colaboradores MetLife estão trabalhando em home office com 100% de eficiência para atender nossos clientes e parceiros.

Como está Funcionando Sinistros? Collapsed Expanded

Nós estamos com 100% do time de analistas trabalhando de forma remota. Com isso,

conseguimos garantir que os nossos processos e prazos se mantenham estáveis. E para melhorar o processo de recepção de documento de sinistro, disponibilizamos o e-mail doctos_de_sinistro@metlife.com , para que os corretores não precisem enviar o documento via correio.

Há uma regra específica para as novas vendas? Collapsed Expanded

Sim. Para as vendas de apólices e certificados realizados a partir do dia 26 de março de 2020, o pagamento de indenizações para eventos de morte, funeral, diárias por internação hospitalar e invalidez permanente que venham a ocorrer em decorrência de Covid-19, só será feito para eventos ocorridos após 45 dias da data da contratação.

 

O que devo fazer se estiver com os sintomas do Covid-19?

Se você tiver febre, tosse seca, espirro, mal-estar, dor de cabeça forte ou dificuldade de respirar, recomendamos que procure atendimento médico imediato.

Da mesma forma, caso você tenha feito uma viagem ao exterior ou teve contato com uma pessoa infectada e apresenta os sintomas, recomendamos o contato com um médico de confiança para informações e recomendações.

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O que devo fazer se estiver de quarentena?

Siga as recomendações do médico e/ou autoridades de saúde do seu país e fique atento a todos os sintomas da doença.