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Para realizar o acionamento do seguro, você precisará do Kit Sinistro. 

E o que é um sinistro

Sinistro é qualquer evento que leve a um prejuízo que esteja coberto pela sua apólice de seguro, por exemplo, acidentes, roubos ou furtos. Lembrando que outros acontecimentos podem ser considerados como sinistro – contanto que estejam incluídos na cobertura contratada.

Etapas do Acionamento

1. Documentos

Primeiro, verifique todos os documentos necessários, baixando o Kit Sinistro do seu seguro.

2. Formulários

Em seguida, preencha os formulários indicados no kit.

3. Envio

Por último, envie todos os arquivos para o e-mail da MetLife e nossa equipe cuidará de tudo.

Para iniciar o acionamento, você (segurado ou beneficiário) precisa providenciar todos os documentos listados no Kit Sinistro disponível para Download, digitalizados em formato PDF ou JPEG.

Sem a documentação completa, não será possível concluir o processo de sinistro.

Preencha os formulários específicos para o processo de indenização com bastante atenção para não esquecer campos em branco.

Lembre-se que o kit de documentos e formulários varia conforme a natureza do sinistro.

Se precisar, disponibilizamos informações sobre a necessidade de algum documento ou sobre como e onde obtê-lo aqui.

Por fim, envie tudo para o email MetLife (indicado em seu kit sinistro).

É importante que você providencie e encaminhe a documentação completa de uma só vez, isso evita atrasos e interrupções no prazo de análise do sinistro.

Documentos básicos

Aqui você encontra uma lista completa dos documentos básicos para sinistros, além de sua utilidade e formas de obtenção, que contemplam todos os tipos de eventos.

Faça o download dos documentos básicos e tenha acesso a todas as informações.

Consulte a documentação necessária

Esse kit é usado quando ocorreu um acontecimento que resultou em morte por causas naturais, exceto Riscos Excluídos (doenças e acidentes preexistentes, suicídio, atos ilícitos ou epidemias, por exemplo). É importante que você consulte todos os riscos excluídos do seu seguro antes de iniciar o sinistro. Para acessar as condições gerais, clique aqui

Para prosseguir com o acionamento do sinistro, escolha seu kit e faça o download:

KIT MORTE NATURAL TITULAR (PDF)

KIT MORTE NATURAL CÔNJUGE (PDF)

KIT MORTE NATURAL FILHOS (PDF)

KIT MORTE NATURAL PRESTAMISTA (PDF)

Utilize esse kit no caso de um evento externo, súbito e involuntário que tenha como consequência a morte por causas acidentais, com exceção dos Riscos Excluídos (suicídios, convulsões da natureza, doenças e acidentes preexistentes, entre outros). Você pode consultar previamente os Riscos Excluídos nas condições gerais do seu seguro clicando aqui.

Escolha e acesse seu kit para todas as informações de acionamento do sinistro:

KIT MORTE ACIDENTAL TITULAR (PDF)

KIT MORTE ACIDENTAL CÔNJUGE (PDF)

KIT MORTE ACIDENTAL FILHOS (PDF)

KIT MORTE ACIDENTAL PAIS (PDF)

KIT MORTE ACIDENTAL PRESTAMISTA (PDF)

Quando o segurado perde sua independência física, sendo um quadro clínico incapacitante e irreversível, decorrente de doença funcional (cânceres, deficiência visual, doenças crônicas e estados mórbidos, por exemplo). Você pode consultar previamente os Riscos Excluídos nas condições gerais do seu seguro clicando aqui.

Consulte o kit abaixo para prosseguir com o acionamento do sinistro:

KIT INVALIDEZ PERMANENTE TOTAL POR DOENÇA FUNCIONAL (PDF)

Esse kit é indicado para casos de doenças graves comprovadamente diagnosticadas por profissionais médicos. Devem estar previstas em contrato as doenças cobertas pelo seguro (como infarto, derrame, Alzheimer e cegueira, por exemplo), exceto Riscos Excluídos. Consulte os detalhes nas condições gerais que podem ser encontradas clicando aqui.

Para direcionamentos sobre o acionamento do sinistro, faça download do kit:

KIT DIAGNÓSTICO DE CÂNCER E/OU DOENÇA GRAVE (PDF)

Garantia do reembolso das despesas médico hospitalares e/ou odontológicas devido à um evento externo e involuntário que torne necessário o tratamento médico, internação hospitalar e/ou afastamento do trabalho. Saiba detalhes da cobertura e dos Riscos Excluídos (como, por exemplo, acidentes preexistentes, epidemias e suicídio) clicando aqui e acessando as condições gerais.

Para acionar o sinistro inicie o download do kit:

KIT DESPESAS MÉDICO HOSPITALARES E/OU ODONTOLÓGICAS (PDF)

É a perda, redução ou incapacidade física definitiva (total ou parcial) em virtude de lesões físicas acidentais, com exceção dos Riscos Excluídos (convulsões da natureza, não utilização de equipamentos de segurança, acidentes preexistentes, entre outros). Para detalhes sobre a cobertura, acesse aqui as condições gerais.

Você encontra orientações para acionamento do sinistro no kit abaixo:

KIT INVALIDEZ POR ACIDENTE (TOTAL OU PARCIAL) (PDF)

Utilize esse kit em caso de incapacidade física definitiva (total ou parcial) causada por lesões em decorrência de acidentes aéreos, exclusivamente na condição de passageiro. Não entram na cobertura os Riscos Excluídos (não utilização de equipamentos de segurança, convulsões da natureza e perda de dentes, por exemplo) que podem ser observados nas condições gerais clicando aqui.

Para acionar o sinistro, consulte o kit:

KIT INVALIDEZ POR ACIDENTE AÉREO (TOTAL OU PARCIAL) (PDF)

Trata-se do afastamento temporário das atividades trabalhistas por doença ou acidente pessoal coberto, não abrangendo os Riscos Excluídos (doenças e acidentes preexistentes, epidemias e doenças crônicas são exemplos). Clique aqui para acessar as condições gerais com todas as informações.

Faça download do kit para orientações sobre o acionamento do sinistro:

KIT DIÁRIAS POR INCAPACIDADE TEMPORÁRIA (PDF)

Entende-se por hospitalização causada por doença ou acidente pessoal coberto. O auxílio medicamento corresponde a uma diária adicional em caso de hospitalização por um período superior a 4 (quatro) diárias, não abrangendo os Riscos Excluídos. Consulte aqui as condições gerais para detalhamentos da cobertura.

Para prosseguir com o acionamento do sinistro, faça download do kit:

KIT DIÁRIAS DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR E AUXÍLIO MEDICAMENTO (PDF)

Esse kit é indicado em casos de impossibilidade contínua e ininterrupta do segurado de exercer a sua profissão ou ocupação durante o período em que estiver sob tratamento médico, exceto se tratando dos Riscos Excluídos (como procedimentos estéticos, suicídio, gravidez e epidemias). Para acessar as informações na íntegra, clique aqui e visualize as condições gerais.

Para acionar o sinistro, consulte o kit:

KIT INCAPACIDADE TOTAL E TEMPORÁRIA (PDF)

Essa cobertura abrange casos de fratura óssea após traumatismo ocorrido nos membros indicados na Tabela de Lesões Cobertas em cláusula contratual, com exceção dos Riscos Excluídos. Consulte as especificidades da cobertura nas condições gerais clicando aqui.

Faça o download do kit para realizar o acionamento do sinistro:

KIT FRATURA ÓSSEA (PDF)

Para situações de luxação de um ou mais ossos indicados na Tabela de Lesões Cobertas contratualmente, desde que exija cirurgia sob anestesia e decorra exclusivamente de acidente pessoal coberto. Não inclui os Riscos Excluídos (acidentes preexistentes, não utilização de equipamentos de segurança, suicídios, entre outros). Clique aqui para acessar as condições gerais com os detalhes da cobertura.

Consulte o kit abaixo para acionamento do sinistro:

KIT LUXAÇÃO (PDF)

Esse kit é indicado para situações de falecimento do segurado titular, filho ou cônjuge, havendo a necessidade de prestação de serviços de funeral no padrão contratado ou de uma importância em dinheiro (limitado ao valor do capital segurado contratado). Tenha acesso aos Riscos Excluídos e detalhes da cobertura clicando aqui para conferir as condições gerais.

Escolha seu kit e faça o download para prosseguir com o acionamento do sinistro:

KIT AMPARO FAMILIAR TITULAR (PDF)

KIT AMPARO FAMILIAR CÔNJUGE (PDF)

KIT AMPARO FAMILIAR FILHO (PDF)

Utilize esse kit em caso de queimaduras de terceiro grau, ou seja, que atingem pelo menos 20% (vinte por cento) da superfície corporal, após o período de carência previsto em contrato. Riscos Excluídos não estão contemplados na cobertura, saiba mais acessando as condições gerais aqui.

Para orientações sobre o acionamento do sinistro, consulte o kit:

KIT SINISTRO QUEIMADURAS (PDF)

É o pagamento de uma indenização em caso de rescisão de contato de trabalho (apenas no regime CLT) por parte do empregador, desde que não motivada por justa causa, após vínculo empregatício de 12 (doze) meses e carência contratual. Clique aqui e consulte os detalhes e os Riscos Excluídos (pedido de demissão pelo empregado, acordo entre as partes, jubilação e aposentadoria, por exemplo) através das condições gerais.

Faça o download do kit e do passo a passo abaixo para acionar o sinistro:

KIT DESEMPREGO INVOLUNTÁRIO (PDF)

KIT PASSO A PASSO CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL (PDF)

Aqui você encontra uma lista completa dos documentos básicos para sinistros, além de sua utilidade e formas de obtenção, que contemplam todos os tipos de eventos.

Faça o download e tenha acesso a todas as informações:

KIT DOCUMENTOS BÁSICOS (PDF)

Trata-se do auxílio financeiro ao aluno no custeio de parte de suas despesas com educação, respeitando os limites e composição do capital segurado, em caso de ocorrência de eventos cobertos contratualmente, exceto Riscos Excluídos. Consulte as condições gerais para detalhamento da cobertura clicando aqui.

Para o processo de sinistro, acesse o kit:

KIT EDUCACIONAL (PDF)

Garante ao responsável legal pelo nascituro o pagamento de uma indenização, em caso de morte do titular, seja natural ou acidental, ocorrida durante o período gestacional. 

Para direcionamentos sobre o acionamento do sinistro, faça download do kit:

KIT FILHOS PÓSTUMOS.PDF

Garante o reembolso das despesas havidas com a adequação da residência habitual do segurado ou em seu veículo particular, limitado ao valor do capital segurado contratado para esta garantia, caso o segurado titular do seguro venha, por determinação de um médico, necessitar desta alteração e/ou modificação, em virtude de lesão física, causada por acidente pessoal devidamente coberto, exceto se decorrente de Riscos Excluídos, observados os demais termos desta Cláusula, das Condições Gerais e as demais Disposições Contratuais. 

Para direcionamentos sobre o acionamento do sinistro, faça download do kit:

KIT ADAPTACAO VEICULO.PDF

Kits referentes ao Seguro Ingresso Protegido, contratado junto a compra do ingresso que tem como objetivo garantir reembolso do valor do ingresso e taxas administrativas, exceto se decorrente de Riscos Excluídos, observados termos e condições do seguro, consulte todos os riscos excluídos do seu seguro antes de iniciar o sinistro, aqui.  

Para prosseguir com o acionamento do sinistro, escolha o kit referente a algum dos acontecimentos relacionados aos arquivos abaixo e faça o download: 

KIT MORTE NATURAL TITULAR INGRESSO PROTEGIDO (PDF)

KIT MORTE NATURAL CÔNJUGE/COMPANHEIRO INGRESSO PROTEGIDO (PDF)

KIT MORTE NATURAL FILHOS INGRESSO PROTEGIDO (PDF)

KIT MORTE NATURAL PAIS E IRMÃOS INGRESSO PROTEGIDO (PDF)

KIT MORTE ACIDENTAL TITULAR INGRESSO PROTEGIDO (PDF)

KIT MORTE ACIDENTAL CÔNJUGE/COMPANHEIRO INGRESSO PROTEGIDO (PDF)

KIT MORTE ACIDENTAL FILHOS INGRESSO PROTEGIDO (PDF)

KIT MORTE ACIDENTAL PAIS E IRMÃOS INGRESSO PROTEGIDO (PDF)

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Conte com nosso apoio sempre que precisar.

Dúvidas Frequentes

O Kit é composto por todas as informações detalhadas do processo de acionamento do seguro, com formulários adequados para cada solução, além da lista de documentos a serem enviados para a MetLife.  

Para agilizar a análise do sinistro, nomeie cada arquivo com o Tipo de Documento, conforme exemplo:  

Comprovante de Residência

Formulário de Autorização de Pagamento

RG

 

O assunto do e-mail deverá ser o Nome | CPF do Segurado | Número do sinistro na MetLife, caso tenha.  

O prazo para análise do processo de sinistro é de até 30 dias corridos de acordo com a regulamentação SUSEP (órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro no Brasil) a partir do recebimento de toda documentação básica completa (contida na Relação de Documentos Básicos Obrigatórios, neste Kit). Ou seja, a seguradora iniciará a regulação do processo e a contagem do prazo somente após o recebimento destes documentos. Caso necessário, nos reservamos ao direito de solicitar documentos complementares necessários ao processo.  

Para receber informações sobre o andamento de sua solicitação de sinistro, como: documentos recebidos, documentos pendentes, data de programação de pagamento, entre outros, responda “SIM” a pergunta “Deseja receber informações sobre o andamento do processo de sinistro via e-mail e/ou sms?”, presente nos formulários deste arquivo. Corretor, caso você seja o solicitante deste sinistro, informe os dados de contato do(s) Beneficiários(s) da apólice, para que o mesmo tenha acesso ao andamento do processo.  

Você pode entrar em contato conosco através dos seguintes canais: 

  •  Central de Atendimento ao Cliente: 3003-5433 (capitais e grandes centros) ou 0800 638 5433 (demais localidades). Disponível de segunda a sexta-feira das 09 às 18 horas (exceto feriados).  
  • Chat Online: Disponível em www.metlife.com.br/suporte/fale-conosco/  
  • Atendimento à Pessoa com Deficiência: 0800-723-0658 (para acionar esse canal, é necessário ter aparelho adaptado). Disponível 24h por dia, todos os dias da semana, em todo o Brasil.  
  • Serviço de Apoio ao Cliente (SAC): 0800-746-3420 (para casos de reclamações, cancelamentos, sugestões e elogios). Disponível 24h por dia, todos os dias da semana, em todo o Brasil.  
  • Ouvidoria: Você pode acionar este canal caso sua demanda não tenha sido resolvida pela Central de Atendimento ou SAC. Nosso telefone é 0800-746-3420. Disponível de segunda a sexta-feira das 9h às 18h, exceto feriados.