Explica MetLife
Na hora de contratar um seguro de vida, muitas pessoas têm dúvidas a respeito do assunto. Afinal, seguro não é um assunto muito discutido no dia a dia e alguns termos e regras podem deixar tudo ainda mais confuso.
Não se preocupe! Nós separamos algumas das perguntas mais comuns e vamos responder cada uma delas para que você possa ser a próxima pessoa a se proteger contra as imprevisibilidades do futuro.
Confira as respostas das 10 principais dúvidas que as pessoas têm ao comprar um seguro de vida!
O que é segurado e beneficiário no seguro de vida?
O segurado é a pessoa que contrata e é titular do seguro, já o beneficiário é a pessoa que vai receber a indenização caso aconteça algum evento coberto pela seguradora. Uma mesma pessoa pode ser o segurado e o beneficiário.
Por exemplo, se você contratou uma cobertura de fratura óssea, caso sofra algum traumatismo, você será a pessoa que receberá a indenização.
Na cobertura de morte, obrigatoriamente, outra pessoa precisa ser o beneficiário, já que a indenização é paga em caso de morte do segurado.
O que é capital segurado no seguro de vida?
O capital segurado de um seguro de vida corresponde ao valor de indenização que a seguradora deve pagar aos beneficiários caso aconteça alguma circunstância coberta pelo seguro.
Esse valor pode variar de acordo com a cobertura que você contratar e com o montante que você quer receber no futuro.
O que é capital segurado no seguro de vida?
As coberturas do seguro de vida são os acontecimentos e condições previstas pela seguradora que podem acontecer com o segurado e que dão direito ao pagamento da indenização contratada.
Existem diversas coberturas diferentes e que protegem você em caso de imprevisibilidades, como diária de internação hospitalar, acidentes pessoais e diagnóstico de doenças graves cobertas.
O que é sinistro no seguro de vida?
Sinistro é o evento coberto pela seguradora que resultará no acionamento do seguro, como a morte do segurado para a cobertura de morte ou o diagnóstico de câncer para a cobertura de doenças graves.
Quando isso acontece, você precisa iniciar o processo de abertura de sinistros na sua seguradora para que ela possa analisar todos os detalhes do acontecimento e possa comprovar que tudo está em ordem para que você receba a sua indenização.
O que é carência e franquia no seguro de vida?
Carência é o período no qual você tem uma cobertura, mas não pode utilizá-la ainda. A franquia é o intervalo no qual você precisa arcar com os custos do evento coberto para, depois, receber o ressarcimento da seguradora.
Por exemplo, caso você contrate um seguro com a cobertura de diagnóstico de doenças graves, ela terá uma carência de 180 dias, ou seja, a cobertura estará válida para o pagamento da indenização somente após esse período.
A cobertura de diária por internação hospitalar possui franquia, então, você precisará arcar com todos os custos da internação e mandar os comprovantes para receber a compensação.
O seguro de vida só pode ser usado depois que o titular falece?
Não. Há diversas coberturas que o segurado pode usar ainda em vida, como tratamentos de doenças graves e afastamento temporário do trabalho por conta de doença ou acidente.
Apesar da cobertura de morte ser a mais comum no seguro, ela não é a única, existem diversas opções de que podem ser usadas ainda em vida. Não deixe de ver todas as opções para saber quais fazem sentido para você.
Quantos beneficiários posso colocar na apólice do meu seguro?
Não existe um número limite de beneficiários para escolher. Você pode colocar quantas pessoas quiser, desde que todas sejam informadas na apólice do seguro.
Lembrando que você pode trocar os beneficiários em sua apólice quantas vezes quiser, desde que informe isso para que a seguradora possa fazer a alteração.
Qual o preço de um seguro de vida?
Depende. Existem algumas variáveis que precificam um seguro de vida e não há um único tipo de cálculo para ele. Cada caso deve ser avaliado individualmente, pois tudo vai depender das suas necessidades e objetivos.
Só não pense que seguro é uma coisa muito cara, viu? Dependendo do seu caso e da proteção que você deseja obter, os preços podem ser bem acessíveis.
Qual o limite de idade para contratar um seguro de vida?
A idade máxima aceita pela maioria das seguradoras é de 65 anos, mas isso pode variar de acordo com a empresa e com o produto contratado.
Inclusive, aqui vai uma curiosidade: de acordo com a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), não existe idade mínima legal para contratar um seguro de vida.
Serei avaliado por um médico na hora da contratação do seguro?
Inicialmente, sim. Porém, tudo vai depender das coberturas contratadas. Além disso, existem casos em que não há a necessidade de uma avaliação médica.
Conseguiu tirar todas as suas dúvidas? Caso queira saber mais alguma coisa, não deixe de enviar uma mensagem no perfil @metlife.brasil no Instagram que ajudaremos você da melhor forma possível!