Skip Navigation

Saiba como realizar a portabilidade do seu plano odontológico

Caso você possua um plano odontológico em outra operadora e deseja contratar um plano da MetLife, saiba como realizar a portabilidade.

Saiba como realizar o processo de portabilidade

Reunimos de uma forma fácil e simples todos os detalhes, requisitos, processos e prazos envolvidos no processo de portabilidade do seu plano odontológico da operadora atual para a MetLife.

Precisa de ajuda com o processo?

1- Verifique se você cumpre os principais requisitos Collapsed Expanded
  • A portabilidade poderá ser solicitada após ter cumprido o prazo mínimo de permanência no plano de pelo menos 2 anos.
  • O pagamento do seu plano atual precisa estar em dia.
  • O seu plano atual deve ser compatível com o novo plano desejado em termos de coberturas. Além disso, caso o novo plano tenha cobertura maior que o anterior, você deverá cumprir os períodos de carência dos procedimentos diferentes do plano que você possui.
  • O plano precisa ter sido contratado após 1º de janeiro de 1999 ou adaptado à Lei dos Planos de Saúde (Lei nº 9.656/98).
2- Escolha um plano compatível ao atual e reúna a documentação necessária Collapsed Expanded
  • Comprovante de pagamento das três últimas mensalidades ou faturas, ou a declaração da operadora do plano atual, informando que você está em dia com as mensalidades.
  • O contrato assinado ou uma declaração da operadora atual comprovando o prazo de permanência no plano.
  • Relatório de compatibilidade entre os planos, que pode ser obtido através do site da ANS, ou número do protocolo dos convênios.
  • No caso do novo plano desejado ser coletivo, o comprovante de que está apto a ingressar no novo convênio.
  • No caso do novo plano desejado ser individual, o comprovante de atuação.

 

Caso você esteja migrando seu plano para a MetLife, toda a documentação deve ser enviada para nós através do e-mail atendimento@metlife.com.br.

3- Esteja ciente e acompanhe os prazos Collapsed Expanded

É possível realizar a portabilidade no prazo de 60 dias, a contar da data em que você esteja ciente do término do vínculo com a operadora atual.

Assim como nos casos de rescisão de contrato, a mudança de plano sem novos prazos de carências poderá ser feita sem a necessidade do cumprimento dos requisitos de compatibilidade de preço e tempo de permanência.

  • Para a primeira portabilidade é preciso estar no mínimo, há dois anos, no plano atual. O prazo altera para três anos, caso tenha cumprido a cobertura parcial temporária.
  • Para a segunda portabilidade, caso já tenha realizado mudança para um plano antes, o prazo de permanência exigido é de pelo menos um ano no plano atual. O prazo altera para dois anos, caso tenha feito portabilidade para o plano atual com coberturas não previstas no anterior.

 

Além disso, a nova operadora do plano tem até 10 (dez) dias para analisar o pedido de portabilidade. Se não houver resposta, a mudança começa a valer imediatamente.

4- Cancelamento do plano atual Collapsed Expanded

A solicitação deve ser feita diretamente à operadora atual, no prazo de até 5 (cinco) dias, a ser contado a partir da data de início de vigência do vínculo com o novo plano.

Saiba mais na Cartilha de Portabilidade ANS

Você também pode acessar a Cartilha de Portabilidade ANS e conferir todas as orientações para seu processo de mudança de plano.

Conheça os planos odontológicos MetLife

Após conferir o relatório de compatibilidade indicado pela ANS, você pode conferir todos as características e contratar o seu novo plano odontológico da MetLife de forma simples e rápida.

QUERO CONHECER

Veja os benefícios dos planos odontológicos MetLife.

Um plano dental é um importante aliado para a saúde bucal de toda a família e ainda mais importante quando surge uma urgência ou emergência. Com um plano MetLife Dental, você pode realizar procedimentos com segurança e economia.

Conte com nosso apoio sempre que precisar.

Há mais de 150 anos, ajudamos pessoas a construir suas histórias e partilhar suas conquistas, de geração em geração.