Dúvidas Frequentes

Encontre informações sobre nossas soluções aqui.

Informações Importantes

Sabemos que nossos produtos são repletos de detalhes e especificações. Por isso, preparamos um espaço para você encontrar informações importantes sobre os Seguros e demais produtos MetLife.

Apólices

Você consegue acessar o certificado do seu seguro na página inicial do  Portal MetLife.    

Caso você ainda não tenha cadastro no nosso portal, clique no botão 1º Acesso? Cadastre-se aqui.  

Para alterar dados de contato, cobrança ou pagamento, entre em contato conosco pelos telefones 3003-5433 (capitais e grandes centros) ou 0800 638 5433 (demais localidades), de segunda a sexta-feira das 09 às 18 horas (exceto feriados), e selecione a opção 4.  

Você tem também pode acessar nosso chat online.  

Vida e Acidentes Pessoais

Você pode acessar as informações do seu seguro através do nosso Portal MetLife.   

Se precisar de outras informações, entre em contato conosco através dos seguintes canais:  

  • Nosso chat online
  • Central de Atendimento ao Cliente: 3003-5433 (capitais e grandes centros) ou 0800 638 5433 (demais localidades). Disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h (exceto feriados).  
  • Atendimento à Pessoa com Deficiência: 0800-723-0658 (para acionar esse canal, é necessário ter aparelho adaptado). Disponível 24h por dia, todos os dias da semana e em todo o Brasil.  
  • Serviço de Apoio ao Cliente (SAC): 0800-746-3420 (para casos de reclamações, cancelamentos, sugestões e elogios). Disponível 24h por dia, todos os dias da semana, em todo o Brasil.  
  • Ouvidoria: Você pode acionar este canal caso sua demanda não tenha sido resolvida pela Central de Atendimento ou SAC. Nosso telefone é 0800-746-3420. Disponível de segunda a sexta-feira das 9h às 18h, exceto feriados.  

Para acionar o seguro, você precisará iniciar um processo de sinistro.    

Acesse a página [acione o seguro] e siga o passo-a-passo indicado.   

É importante lembrar que, de acordo com a SUSEP, o prazo regulatório para a análise técnica de sinistros é de até 30 (trinta) dias, contados a partir da data de confirmação de recebimento de todos os documentos descritos no Kit Sinistro, mas nossa equipe trabalha para que tudo seja resolvido no menor prazo possível.  

Além disso, é importante ressaltar que a recepção e análise dos documentos enviados não garantem a cobertura do seu seguro. Caso haja alguma dúvida sobre o seu processo, solicitaremos documentos complementares.  

Após a confirmação do recebimento de todos os documentos obrigatórios listados no Kit Sinistro, existe um prazo de trinta (30) dias para a análise do processo.   

Se depois desse período você não receber nenhum retorno, entre em contato através dos seguintes canais:  

  • Nosso chat online
  • Central de Atendimento ao Cliente: 3003-5433 (capitais e grandes centros) ou 0800 638 5433 (demais localidades). Disponível de segunda a sexta-feira das 9h às 18 h (exceto feriados).   

Para informações sobre o cancelamento do seu seguro, entre em contato conosco através da Central de Atendimento ao Cliente pelos telefones 3003-5433 (capitais e grandes centros) ou 0800 638 5433 (demais localidades), de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h (exceto feriados), e selecione a opção 3 para saber mais.  

Entre em contato conosco pela Central de Atendimento ao Cliente nos telefones 3003-5433 (capitais e grandes centros) ou 0800 638 5433 (demais localidades), de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h (exceto feriados), e selecione a opção 3 para saber mais.  

Você pode entrar em contato com nossa Central de Atendimento para verificar uma possível análise de reembolso.  

Basta acessar a página [Condições Gerais] e procurar pelo nome do seguro, que pode ser encontrado em sua apólice.  

Para acionar o seguro, o beneficiário precisará iniciar um processo de sinistro.    

Acesse a página [Acione o seguro] e siga o passo-a-passo indicado.   

É importante lembrar que, de acordo com a SUSEP, o prazo regulatório para a análise técnica de sinistros é de até 30 (trinta) dias, contados a partir da data de confirmação do recebimento de todos os documentos obrigatórios descritos no Kit Sinistro, mas nossa equipe trabalha para que tudo seja resolvido no menor prazo possível. 

Planos Odontológicos

Para dúvidas, sugestões, alterações cadastrais ou solicitação de cancelamento do plano, você pode entrar em contato conosco através dos seguintes canais:   

  • Central de Atendimento ao Cliente: 3003-3422 (capitais e grandes centros) ou 0800 746 3422 (demais localidades). Disponível de segunda a sexta-feira das 09 às 18 horas (exceto feriados);  
  • Nosso chat online
  • Atendimento ao Deficiente: 0800-723-0658 (para acionar esse canal, é necessário ter aparelho adaptado). Disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, em todo o Brasil;  
  • Serviço de Apoio ao Cliente (SAC): 0800-746-3420. Disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, em todo o Brasil; 
  • Ouvidoria: Você pode acionar este canal caso sua demanda não tenha sido resolvida pela Central de Atendimento ou SAC. Nosso telefone é 0800-746-3420. Disponível de segunda a sexta-feira das 9h às 18h, exceto feriados.  

Há algumas formas de realizar essa busca:   

  • Acesse a página Rede Credenciada pelo computador ou celular e realize uma busca; 
  • Você pode consultar nossa Rede Credenciada pela Central de Atendimento (3003-3422, capitais e grandes centros e 0800-746-3422, demais localidades). Disponível de segunda a sexta-feira das 9h às 18h, exceto feriados.  
  • Também é possível acessar pelo App MetLife Dental (para Android ou IOS); 
  • E você também pode buscar a Rede através de um SMS gratuito. Basta enviar uma mensagem de texto para 27319 informando o CEP (somente números) da localização que deseja receber as indicações. Se precisar receber indicações de especialistas, digite o número do CEP (somente números), tecle "espaço" e digite o código da especialidade conforme as siglas abaixo (Exemplo: 01022150 URG):   

Especialidades - Siglas  

Urgência 24Hrs - 24H  

Urgência - URG  

Cirurgia - CIR  

Endodontia - END  

Odontopediatria - PED  

Periodontia - PER  

Prótese - PRO  

Radiologia – RAD

Você deve agendar uma consulta direto com um de nossos dentistas credenciados.  

Você deve apresentar um documento oficial com foto e o número do CPF, não é necessária a apresentação da carteirinha do plano. Também é possível obter a carteirinha de forma digital, através do App MetLife Dental (para Android ou IOS).  

O token é um código de segurança composto por 6 dígitos, que será utilizado para validar seus tratamentos nos seus atendimentos na Rede Credenciada MetLife. Para mais informações, acesse o FAQ Token MetLife.

Você pode realizar os tratamentos e consultas dentro da cobertura que possuírem indicação clínica, sem limites de utilização.

Você pode conferir as coberturas do seu plano em nosso site e no App MetLife Dental (para Android ou IOS). Você também pode verificar as condições gerais do seu plano ou entrar em contato com a nossa Central de Atendimento.  

Sim! Você pode procurar outro dentista para realizar seu tratamento quando desejar, mas não esqueça de pedir que seu dentista encerre sua ficha/tratamento. Após o encerramento, você poderá continuar o tratamento com outro profissional. Se tiver dificuldades para encerrar o seu tratamento com o dentista anterior, entre em contato com a nossa Central de Atendimento.  

Não. Você não deve pagar nenhum valor adicional ao dentista da Rede Credenciada para procedimentos cobertos no plano. Nesses casos, o único custo que você terá serão as mensalidades do plano.  

Depende do plano que você contratou. Alguns planos possuem “livre escolha” e outros não. Consulte as condições gerais do seu plano em nosso site ou entre em contato com nossa Central de Atendimento.  

Claro! Para indicar, você deverá acessar esta página e preencher o formulário. Nós avaliaremos a possibilidade de credenciamento e faremos a análise técnica do profissional/clínica, incluindo: a necessidade de credenciamento de profissionais com as características do indicado na região e o aceite por parte do indicado das normas operacionais e comerciais da MetLife.  

Neste caso, entre em contato conosco pelos telefones 3003-3422 (capitais e grandes centros) ou 0800 746 3422 (demais localidades), de segunda a sexta-feira das 09 às 18 horas (exceto feriados), e selecione a opção 1.  Abriremos uma solicitação para análise da venda e, após verificação interna da não contratação, faremos o cancelamento e devolveremos os valores que foram cobrados. O prazo de análise é de até 10 dias úteis.  

A portabilidade poderá ser solicitada após ter cumprido o prazo mínimo de permanência no plano atual de, pelo menos, 2 anos e o pagamento precisa estar em dia. É possível realizar a portabilidade no prazo de 60 dias, a contar da data em que você esteja ciente do término do vínculo com a operadora atual. Assim como nos casos de rescisão de contrato, a mudança de plano sem novos prazos de carências poderá ser feita sem a necessidade do cumprimento dos requisitos de compatibilidade de preço e tempo de permanência.   

O seu plano atual deve ser compatível com o novo plano desejado em termos de coberturas. Caso o novo plano tenha cobertura maior que o anterior, você deverá cumprir os períodos de carência dos procedimentos diferentes do plano que você possui. Além disso, o plano precisa ter sido contratado após 1º de janeiro de 1999 ou adaptado à Lei dos Planos de Saúde (Lei nº 9.656/98). Você deve enviar um e-mail para atendimentodental@metlife.com.br com a seguinte documentação reunida:  

  • Comprovante de pagamento das três últimas mensalidades ou faturas, ou a declaração da operadora do plano atual, informando que você está em dia com as mensalidades.  
  • O contrato assinado ou uma declaração da operadora atual comprovando o prazo de permanência no plano.  
  • Relatório de compatibilidade entre os planos, que pode ser obtido através do site da ANS, ou número do protocolo dos convênios.  
  • No caso do novo plano desejado ser coletivo, o comprovante de que está apto a ingressar no novo convênio.  
  • No caso do novo plano desejado ser individual, o comprovante de atuação.  

Para a primeira portabilidade é preciso estar no mínimo, há dois anos, no plano atual. O prazo altera para três anos, caso tenha cumprido a cobertura parcial temporária. Para a segunda portabilidade, caso já tenha realizado mudança para um plano antes, o prazo de permanência exigido é de pelo menos um ano no plano atual. O prazo altera para dois anos, caso tenha feito portabilidade para o plano atual com coberturas não previstas no anterior. A nova operadora do plano tem até 10 (dez) dias para analisar o pedido de portabilidade. Se não houver resposta, a mudança começa a valer imediatamente.  

Para atualizar seus dados conosco, basta entrar em contato com a nossa Central de Atendimento, por telefone ou chat online.  

Carência é o tempo que você deve esperar para poder usar seu plano. Existem planos que possuem carência e planos que não possuem. Para saber se o seu plano possui carência entre em contato com nossa Central de Atendimento através dos números 3003-3422 (capitais e grandes centros) ou 0800-746-3422 (demais localidades).  

Previdência

Você pode acessar o site da MetLife em www.metlife.com.br, ou entrar em contato conosco através dos seguintes canais:   

  • Site Multiprev: Disponível em www.multiprev.com.br  
  • Site da Citiprevi: Disponível em www.citiprevi.com.br  E-mail: atendimentoprevidencia@metlife.com.br  
  • Central de Atendimento ao Cliente: 3003-5433 (capitais e grandes centros) ou 0800 638 5433 (demais localidades). Disponível de segunda a sexta-feira das 09 às 18 horas (exceto feriados).   
  • Nosso chat online
  • Atendimento ao Deficiente: 0800-723-0658 (para acionar esse canal, é necessário ter aparelho adaptado). Disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, em todo o Brasil.  
  • Serviço de Apoio ao Cliente (SAC): 0800-746-3420 (para casos de reclamações, cancelamentos, sugestões e elogios). Disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, em todo o Brasil.  
  • Ouvidoria: Você pode acionar este canal caso sua demanda não tenha sido resolvida pela Central de Atendimento ou SAC. Nosso telefone é 0800-746-3420. Disponível de segunda a sexta-feira das 9h às 18h, exceto feriados.  

            A/C Multiprev ou Citiprevi  

            Rua José Versolato, 111, Torre B, CJ 921 e 922  

            Bairro Centro | São Bernardo do Campo – SP  

            CEP: 09750-730

Não esqueça: O resgate é válido somente após o desligamento da patrocinadora do plano. O saldo de contribuições feitas pelo empregador poderá não ser disponibilizado devido as regras do plano. Clientes já em benefício de aposentadoria do plano também não poderão resgatar.  

O valor do resgate será pago na conta bancária indicada por transferência eletrônica com tributação de imposto de renda. Caso você faça o resgate na Previdência Fechada do Multiprev, o plano será automaticamente cancelado.  

  • Ligue para 3003-5433 (capitais e grandes centros) ou 0800 638 5433 (demais localidades), de segunda a sexta-feira das 09 às 18 horas (exceto feriados), selecione a opção 4 e peça o formulário de resgate;  
  • Preencha o formulário de resgate;  
  • Indique uma conta bancária para depósito;  
  • Assine e envie para o e-mail previdencia.beneficios@metlife.com ou pelos correios para o endereço abaixo:  

            A/C Multiprev ou Citiprevi  

            Rua José Versolato, 111, Torre B, CJ 921 e 922  

            Bairro Centro | São Bernardo do Campo – SP                    

            CEP: 09750-730  

Não esqueça: O resgate é válido somente após o desligamento da patrocinadora do plano. o saldo de contribuições feitas pelo empregador poderá não ser disponibilizado devido as regras do plano. Cliente já em benefício de aposentadoria do plano também não poderão resgatar.   

O valor do resgate será pago na conta bancária indicada por transferência eletrônica com tributação de imposto de renda. Caso você faça o resgate na Previdência Fechada Citiprev, o plano será automaticamente cancelado.  

  • Ligue para 3003-5433 (capitais e grandes centros) ou 0800 638 5433 (demais localidades), de segunda a sexta-feira das 09 às 18 horas (exceto feriados), selecione a opção 4 e peça o formulário de resgate;  
  • Preencha o formulário de resgate;  
  • Indique uma conta bancária para depósito;  
  • Assine e envie para o e-mail previdencia.beneficios@metlife.com ou pelos correios para o endereço abaixo:  

            A/C Multiprev ou Citiprevi  

            Rua José Versolato, 111, Torre B, CJ 921 e 922  

            Bairro Centro | São Bernardo do Campo – SP                               

            CEP: 09750-730

Não esqueça: O resgate é válido a partir de 60 dias da contratação e entre resgates parciais. o saldo de contribuições feitas pelo empregador poderá não ser disponibilizado devido as regras do plano. Cliente já em benefício de aposentadoria do plano também não poderão resgatar.  

O valor do resgate será pago na conta bancária indicada por transferência eletrônica com tributação de imposto de renda. Caso você faça o resgate total da reserva da Previdência Aberta, o plano será automaticamente cancelado.  

Para planos Multiprev, basta acessar o Portal MetLife, na opção “Meus Negócios” > “Previdência Fechada” > “Selecione o Plano” > “Guia Simulação”. Faça o download do simulador em Excel, preencha o documento e simule os valores. Para planos com a Citiprevi ou MetLife, entre em contato com nossa central de atendimento.  

O DDA (Débito Direto Autorizado) do seu banco deve estar ativo. Esse é um sistema que substitui a emissão de boletos impressos pelos eletrônicos e ainda ajuda o meio-ambiente, já que reduz a impressão de papel. Nesta modalidade o débito da cobrança não é automático.  

Se precisar da segunda via do boleto, envie um e-mail para atendimentoprevidencia@metlife.com.br com seu CPF, nome completo e data de nascimento que responderemos com o boleto para pagamento em até 5 dias úteis.  

Pode ser alguma instabilidade no sistema. Se você fechar o navegador, abrir de novo e acessar o portal, o acesso deve estabilizar. Caso isso não resolva, tente usar outro navegador.  

Se ainda tiver problemas, entre em contato com a nossa Central de Atendimento através dos números: 3003-5433 (capitais e grandes centros) ou 0800 638 5433 (demais localidades), de segunda a sexta-feira das 09 às 18 horas (exceto feriados), e selecione a opção 4.   

Contribuições feitas por folha de pagamento (salário) aparecem no mesmo Informe de Rendimentos dos salários.  Para planos com perfil PGBL e Previdência Fechada, o documento estará disponível em março de cada ano, quando houver rendimentos recebidos ou pagamentos realizados diretamente pela/para a empresa.

Para planos com perfil VGBL, se houver saldo no plano, o Informe de Rendimentos estará disponível anualmente. 

Se não houve movimentações no seu plano PGBL, Citiprevi ou Multiprev, sejam contribuições realizadas ou rendimentos recebidos no ano anterior, não haverá documento obrigatório para fins fiscais.  

Beneficiários de pensão por morte ou indenização por sinistro, os documentos serão enviados pelos Correios, não haverá disponibilização online no portal.  

O Portal MetLife contém o saldo atualizado, extratos de qualquer período e a rentabilidade de pelo menos dois anos do seu plano, além de outros documentos como formulários, regulamentos e materiais explicativos. Caso seja seu primeiro acesso, clique em “1º acesso? Cadastre-se aqui”.  

Para alterar dados de contato, cobrança ou pagamento, entre em contato conosco pelos telefones 3003-5433 (capitais e grandes centros) ou 0800 638 5433 (demais localidades), de segunda a sexta-feira das 09 às 18 horas (exceto feriados), e selecione a opção 4.  

Você tem também pode acessar nosso chat online.  

Ao sair de uma previdência fechada (Multiprev e Citiprevi), o valor do seu rendimento ficará bloqueado para resgate após a transferência.  Este é um processo que exige muitos documentos e envios físicos, o que pode alterar o prazo de transferência, já que é feito entre as contas bancárias das duas empresas. Após a transferência, podemos levar alguns dias para localizar o saldo e colocá-lo no seu novo plano.  
  
Esse item não se aplica ao PGBL e ao VGBL. Esta informação está na LEI COMPLEMENTAR Nº 109, DE 29 DE MAIO DE 2001. Veja mais em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/LCP/lcp109.htm.  
  
Caso ainda tenha dúvidas, você pode entrar em contato com a MetLife pelos telefones: 3003-5433 (capitais e grandes centros) ou 0800 638 5433 (demais localidades), de segunda a sexta-feira das 09 às 18 horas (exceto feriados), e selecione a opção 4.   

Para conferir a elegibilidade, valores e como solicitar, entre em contato com nossa Central de Atendimento pelos telefones: 3003-5433 (capitais e grandes centros) ou 0800 638 5433 (demais localidades), de segunda a sexta-feira das 09 às 18 horas (exceto feriados), e selecione a opção 4.   

Você tem também pode acessar nosso chat online.  

Seguro de Ingressos

Você tem um período de até 7 dias a partir da contratação para cancelar a compra do seguro diretamente com a empresa que vendeu o ingresso. Ela deverá realizar o cancelamento e o estorno do valor total gasto. Após esse período, caso você queira realizar o cancelamento do seguro, é necessário entrar em contato com a segurado e será pago a pro-rata dia somente para o valor pago do seguro.

Nesse caso, você não terá direito a devolução. O seguro reembolsará o custo do ingresso somente caso o risco coberto tenha ocorrido para qualquer uma das coberturas contratadas.

Nesse caso, você deve realizar a abertura de sinistro com a MetLife entrando em contato com nossos canais de atendimento. Nosso time irá enviar a relação de documentos necessários. Com o envio desses documentos para a MetLife iremos analisar seu pedido de indenização. Para ter direito a indenização, algum dos eventos cobertos pelo seu seguro precisa ter ocorrido como: internação, diagnostico de COVID, entre outros itens descritos na contratação. Todas as suas coberturas estão definidas nos termos e condições e no certificado do seu seguro enviado por e-mail no momento da contratação.

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