Erros que quase todo mundo comete ao se planejar financeiramente

Seu planejamento financeiro tem a função de fazer com que você economize e consiga ganhar mais dinheiro

O mundo está sempre em constante mudança, assim como nossa vida. Não temos como prever o que vai acontecer amanhã, mas temos como nos proteger financeiramente. Por isso, é preciso saber quais erros não cometer ao fazer seu planejamento financeiro. 

Nós da MetLife compreendemos o quanto questões financeiras podem interferir no seu bem-estar. Para que seu planejamento financeiro seja eficiente, listamos dicas dos erros que você não deve cometer com seu dinheiro. Confira: 

Não considerar a inflação 

Quando você se planeja financeiramente, é comum fazer simulações sobre o quanto seu dinheiro aplicado vai render. Porém, o que poucas pessoas consideram é a inflação.  

Ela é a principal taxa que determina quanto que o dinheiro vai render por ano. No caso, se ela está alta, sua aplicação rende mais, mas quando ela diminui a rentabilidade também diminui. 

Por exemplo, se você investiu a um juro de 0,8% ao mês, é preciso considerar a inflação e o Imposto de Renda (IR). Se o imposto de renda é de 20% sobre o que rendeu em um mês e a inflação é de 0,3% mensal, seu rendimento líquido vai ser de 0,34% e não de 0,8% como se esperava.  

Não falar sobre dinheiro 

O medo de falar sobre dinheiro é mais comum do que parece. Isso pode acontecer porque fomos ensinados dessa forma desde pequenos e falar sobre dinheiro vai mexer com nossas heranças emocionais. 

Porém, é importante aprender que precisamos falar de dinheiro para alinhar os objetivos familiares, ainda mais quando você divide as contas com alguém. Dessa forma, você conhece a relação do outro sobre o dinheiro e, assim, os dois podem chegar a uma meta que ambos podem ajudar a alcançar. 

Investir só quando der 

É preciso desenvolver o hábito de fazer investimentos todos os meses. Pois, enquanto você pensar em investir só quando sobrar dinheiro, dificilmente conseguirá investir muito.  

Pense no investimento como uma conta que tem que ser paga todo mês. Insira na sua planilha financeira os valores que precisa investir todo mês para já se organizar e criar esse hábito. Afinal, só assim você vai conseguir atingir seus objetivos. 

Não acompanhar os investimentos 

Investir dinheiro não é apenas deixar ele investido sem analisar o quanto ele está rendendo. É preciso que, mensalmente, você confira o quanto rendeu e a cada seis meses analise sua carteira de investimento. 

Verifique se há investimentos, como Renda Fixa, Ações ou Fundos Multimercados, em que pode investir por estarem com uma boa rentabilidade. Assim, você não deixa de perder com investimentos que não estão valendo tanto a pena.  

Não diversificar onde investir 

Ao investir é preciso que você diversifique a sua carteira. Ou seja, não é recomendado investir apenas em Tesouro Direto Selic, é preciso escolher CDBs, LCAs, ações, fundos imobiliários, entre outros. Claro, que para isso é preciso considerar os seus planos. 

Por exemplo, quando criamos uma reserva de emergência, é recomendado investir no Tesouro Direto Selic. Mas, a partir do momento que sua reserva já está criada, é necessário avaliar outros investimentos mais a longo prazo, de acordo com o seu objetivo com aquele dinheiro. 

Ao fazer essa diversificação, você diminui os riscos quando o mercado passa por muita variação, como em anos de eleição presidencial. Então, comece analisar suas metas e como diversificar sua carteira. 

Ao evitar esses erros no seu planejamento financeiro, você vai aproveitar melhor seu dinheiro e ele vai render mais. Então, verifique se está praticando algum erro e reverta a situação.