Planejamento Financeiro

Por que contratar um plano odontológico para funcionários?

Investir em um plano odontológico para funcionários é uma maneira eficaz de promover a saúde e o bem-estar dos colaboradores, além de contribuir para um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo.

Confira tudo o que você precisa saber para tornar o sorriso dos seus funcionários mais bonito e saudável!

O que é um plano odontológico empresarial?

O plano odontológico empresarial é um benefício que cobre despesas relacionadas à saúde bucal, oferecido por empresas a seus colaboradores. Esse tipo de plano é similar aos planos de saúde, mas é focado exclusivamente nos serviços odontológicos.

Existem vários tipos de planos que você pode escolher para os seus funcionários, cada um pensado para diferentes tipos de negócio e com diversas coberturas.

Quais são as coberturas de um plano odontológico empresarial?

Depende. Cada plano odontológico possui suas próprias coberturas, mas todos devem ter as coberturas básicas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). São elas: 

  • consulta para alívio da dor;
  • consulta inicial a um dentista da rede para avaliação;
  • restaurações e obturações (dentística);
  • tratamento de canal (endodontia);
  • tratamento de gengiva (periodontia);
  • tratamento infantil (odontopediatria);
  • prevenção;
  • coroa unitária (cerômero dente da frente/metal dente da frente);
  • cirurgia em consultório (extrações); 
  • radiografias.

Como essas são as coberturas básicas, os outros planos acabam cobrindo esses procedimentos somados a recursos adicionais. Vale a pena dar uma olhada com calma para saber qual faz mais sentido para seus colaboradores.

Quais são os benefícios do plano odontológico empresarial?

Além de atrair e reter talentos, já que demonstra a preocupação da empresa com o bem-estar da sua equipe, oferecer um plano odontológico para os funcionários também melhora da qualidade de vida e saúde dos colaboradores. 

As seguradoras de saúde e empresas especializadas em planos odontológicos são as responsáveis por oferecer essas opções para as empresas.

Como contratar plano odontológico para os funcionários?

Existem algumas etapas que você precisa seguir para contratar um plano odontológico. Confira o passo a passo completo!


Avalie as necessidades da equipe

O primeiro passo é conversar com os funcionários para entender quais são suas preferências e necessidades em relação a serviços odontológicos. A partir disso, você deve definir um orçamento que a empresa possa contratar para o plano odontológico.


Pesquise as opções disponíveis

Procure por operadoras de planos odontológicos que atendam na sua região. Compare serviços, coberturas, rede credenciada e preços, além de procurar as avaliações e feedbacks de outros clientes.


Solicite uma proposta

Entre em contato com uma corretora de confiança para solicitar propostas e informações detalhadas sobre os planos disponíveis. Pergunte sobre coberturas, carências, procedimentos inclusos e rede de profissionais.


Analise as propostas

Compare as opções com base nos serviços oferecidos, custos, carências e benefícios adicionais. Você também pode optar por pagar integral ou parcialmente o custo do plano, e os colaboradores podem ter a opção de incluir familiares.

Negocie as condições do plano

Caso tenha preferências em relação a valores ou condições, não hesite em negociar com as operadoras para melhores termos.

Apresente à equipe

Comunique e apresente as opções escolhidas à equipe, destacando os benefícios e informando sobre como funcionará o acesso ao plano. Após a escolha, formalize a contratação por meio de um contrato, garantindo que todas as condições acordadas estão registradas.

Implemente e acompanhe o processo

Estabeleça um canal para que os colaboradores possam tirar dúvidas sobre o plano. Após a implementação, monitore a satisfação dos funcionários e esteja aberto a sugestões para melhorias.

Faça reavaliações periódicas

Reveja o plano regularmente, avaliando o plano odontológico e a satisfação dos funcionários anualmente, considerando a possibilidade de alterações ou mudanças.

Seguindo esses passos, você poderá oferecer um plano odontológico que realmente atenda às necessidades dos seus funcionários, contribuindo para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.