Como a saúde bucal influencia na saúde emocional, e vice-versa

Uma contribui para a outra. Saiba os riscos de quando elas não estão em sintonia

Talvez você não tenha percebido, mas existe uma grande relação entre a saúde bucal e a emocional. Elas andam juntas desde a infância. Por exemplo, quando vemos uma pessoa com os dentes sujos e amarelados achamos que ela está desleixada com ela mesma, não é? É muito provável que sim, e isso pode se refletir na baixa autoestima que ela vive em determinado momento. 

Nós, da MetLife, acreditamos que o sorriso é a porta de entrada para as boas relações entre as pessoas e para o processo de empregabilidade. Por isso, vamos mostrar como essa união pode ser importante na sua vida. 

Por que a saúde bucal influencia na felicidade?

Nos primeiros anos de vida, a relação materna é através da amamentação. O movimento da sucção nos nutre e nos conforta, o que conhecemos como proteção. Anos depois, quando os primeiros dentinhos caem, é muito comum a criança deixar a boca fechada para que os coleguinhas não percebam a “janelinha”.

Essas são as primeiras conexões que ao longo da vida se tornarão comuns. Quando crescemos, os cuidados com os dentes precisam ser acentuados. Por exemplo, em uma entrevista de emprego todos os detalhes são perceptíveis, além do seu histórico profissional. Diante do recrutador será avaliada a sua postura, como o seu sorriso. É ele quem responde muito da sua forma de pensar e de agir.

Isso serve também na hora da conquista, a visão da boca é um dos primeiros lugares a ser percebido por quem nos deseja. Aliás, você já deve ter ouvido algum amigo dizer que desistiu de um relacionamento porque a pessoa tinha os dentes amarelados e um odor forte, embora seja para ela, alguém muito bonito fisicamente. 

As próprias situações do dia a dia transformam as emoções das pessoas, alterando os sentimentos como agressividade, insegurança, alegria, tristeza, êxtase, entre outros. 

E quando a saúde emocional prejudica a boca…

Como percebemos, a saúde bucal tem efeito no nosso comportamento, no entanto, a situação também tem lado reverso. É o caso do estresse, por exemplo, que pode atingir a saúde bucal causando problemas como gengivite.

O bruxismo também é uma das consequências negativas. Bastante temido, ele pode provocar desconfortos, como dores de cabeça, desgaste dos dentes e até problemas na coluna. 

Além disso, uma pessoa que não está bem com ela mesma, tende a produzir situações desagradáveis, como surgimento de mau hálito ou aftas, além de cárie em razão da baixa produção da saliva.

Algumas alternativas para cuidar do sorriso…

Aqui vão duas dicas para quem já percebeu a relação e pretende ter uma saúde bucal de qualidade.

  • Clareamento dental: remove o amarelado dos dentes, contribuindo para um sorriso mais bonito.
  • Aparelho ortodôntico: existem diferentes modelos, conforme as necessidades do paciente, inclusive, os que são mais discretos.

Preserve sua saúde emocional

Busque curtir sua vida com pensamentos e atitudes positivas, isso ajuda a cuidar da sua cabeça e ajuda a preservar um sorriso de ponta a ponta.