Como o estresse e agitação afetam a sua saúde bucal

A falta de cuidado com a boca pode resultar em diversos problemas que, se não tratados, serão difíceis de serem resolvidos

Em mundo atribulado com tantas tarefas, muitas vezes nem percebemos que a nossa saúde bucal pode estar comprometida. Afinal, rotina de trabalho, trânsito, tarefas domésticas, problemas familiares, enfim, esse corre-corre estressante gera diversos problemas com a boca e os dentes.

Um estudo realizado pelo Journal of Periodonty mostrou que 56% dos participantes afirmaram que sua capacidade de escovar os dentes e usar fio dental foi afetada em razão do estresse.

Nós, da MetLife, preservamos o seu bem-estar e o equilíbrio emocional. Por isso, vamos mostrar para você como o estresse prejudica sua saúde bucal e qual é a solução.

Como o estresse afeta os nossos dentes?

O estresse resulta em alterações nas secreções de hormônios como cortisol e adrenalina, responsáveis por controlar a estabilidade das funções do corpo, como pressão arterial, sono, respostas imunológicas contra agentes agressores, saliva, metabolismo energético, entre outros.

Por causa do estresse, todas essas funções são alteradas, o que possibilita o aparecimento de diversos tipos de doenças.

Por exemplo, extremamente importante para nossa saúde bucal por ter propriedade físicas e químicas, a saliva precisa ser cultivada para cuidar do odor e de funções gustativas, no entanto, com a diminuição há um aumento do mau hálito. Se a pessoa ainda consome bebidas alcoólicas ou fuma constantemente, pode resultar em doenças como periodontites, cáries e lesões de mucosas. 

Já os distúrbios de sono e ansiedade estão ligados ao desenvolvimento do bruxismo ou apertamento bucal, proporcionando em destruição da estrutura dental, desordens musculares e dores.

Outro fator relevante é o surgimento de aftas. Aquelas pequenas feridas na boca incomodam com dores intermináveis, não é? Muitas vezes você não entende por que o aparecimento delas, achando que seja em razão de algum alimento ácido, mas elas podem surgir justamente em razão da sua agitação, sendo causadas por vírus, bactérias e deficiência do sistema imunológico.

Outros estudos também apontam que a gengivite, doença que deixa a gengiva inchada, sensível e com sangramento fácil, pode ser outro problema. Quando não tratada, ela leva à perda do dente e de outros problemas graves.

Quem pode tratar? 

Segundo especialistas, é recomendado que nesses casos a pessoa procure um cirurgião dentista. Devido à variabilidade de problemas com o tecido bucal, o tratamento pode envolver outras especialidades da odontologia. Já uma solução definitiva para o problema de origem, o estresse, pode precisar de profissionais de outras áreas da saúde.

Seja mais tolerante consigo

Acredito que você não queira ficar com o sorriso feio e precise esconder a boca para ver que você está com o sorriso amarelado. Isso mexe com a aparência e deixa a pessoa mais deprimida do que ela já se encontra.

Por isso, não deixe o estresse e a ansiedade tomarem conta de você. Ocupe sua mente com pensamentos positivos e respire constantemente, inspirando profundamente e soltando o ar lentamente. 

Outra estratégia é tomar chá de camomila ou beber suco de laranja ou maracujá que ajuda no relaxamento. Cuide da sua saúde bucal da mesma forma que a sua saúde mental. Elas estão conectadas e precisam estar equilibradas para você seguir adiante. Cuide-se!