Saúde e Bem-estar
As aftas são pequenas lesões que aparecem na mucosa bucal, frequentemente causando desconforto ao comer ou falar. Elas não têm uma causa definida, mas podem ser atribuídas a problemas no sistema imunológico.
Em forma de pequenas feridas esbranquiçadas ou amareladas, elas aparecem na parte interna das bochechas, na língua e nos lábios provocando dor e irritação.
Não deixe que isso prejudique você! Continue na leitura deste artigo para saber como prevenir e tratar aftas!
O que causa aftas?
Vários fatores podem contribuir para seu aparecimento. Veja os principais!
- Estresse: situações de estresse físico ou emocional podem desencadear o surgimento de aftas;
- Trauma local: pequenos ferimentos na boca causados por escovação excessiva, mordidas acidentais ou uso de dentaduras mal ajustadas podem levar à formação de aftas;
- Alimentação: deficiências nutricionais, especialmente em vitaminas do complexo B, ferro e ácido fólico podem estar associadas à formação de aftas;
- Alterações hormonais: mulheres podem notar um aumento na frequência de aftas durante o ciclo menstrual;
- Infecções virais ou bacterianas: algumas infecções podem causar a formação de aftas;
- Fatores genéticos: pessoas podem ter uma predisposição familiar a desenvolver aftas.
É importante destacar que, embora as aftas sejam comuns e geralmente benignas, se elas forem recorrentes ou acompanhadas de outros sintomas, é aconselhável consultar um profissional de saúde para avaliação e tratamento adequado.
Como acabar com as aftas? 5 dicas infalíveis!
As aftas geralmente desaparecem sozinhas em uma a duas semanas, mas existem algumas medidas que podem ajudar a aliviar a dor e acelerar a cicatrização. Aqui estão algumas dicas!
- Higiene oral: mantenha uma boa higiene oral escovando os dentes regularmente com uma escova de cerdas macias;
- Enxaguantes bucais: utilize enxaguantes bucais sem álcool que contenham ingredientes como clorexidina ou bicarbonato de sódio para ajudar a aliviar a dor e a inflamação;
- Analgésicos tópicos: aplicar géis ou pomadas anestésicas à base de benzocaína pode ajudar a aliviar a dor do local;
- Alimentação: evite alimentos picantes, ácidos ou muito quentes que possam irritar ainda mais a área afetada. Prefira alimentos mais suaves e frios;
- Suplementos: em alguns casos, a falta de vitaminas, como a vitamina B12, ácido fólico ou ferro, pode contribuir para o aparecimento de aftas. Considerar a suplementação pode ser benéfico, mas não esqueça de consultar um médico antes.
Se as suas aftas forem recorrentes, muito dolorosas ou não melhorarem após algumas semanas, é importante procurar um profissional de saúde. Ele poderá avaliar melhor a causa e indicar o tratamento mais adequado.
Qual melhor remédio para afta?
Os melhores remédios para afta costumam ser sprays ou pomadas anti-inflamatórias. Elas devem ser aplicadas no local da lesão para promover alívio temporário e ajudar na cicatrização.
Em geral, não é preciso fazer tratamento de afta, já que ela desaparece entre uma ou duas semanas. Caso a afta permaneça por mais de duas semanas, procure um médico para indicar um tratamento incluindo uso de remédios orais.
Para manter a saúde bucal em dia, escove os dentes regularmente, use fio dental e o enxaguante bucal e visite um dentista regularmente.
Gostou das nossas dicas? Não deixe de conferir os outros artigos do Blog MetLife Brasil para mais dicas de saúde e bem-estar!