Como prevenir a cárie dentária

Uma boa escovação após as refeições é fundamental, mas existem outros fatores que podem contribuir para a saúde bucal

A cárie é um dos problemas bucais mais comuns que existem. Geralmente acontece devido à falta ou a má higienização bucal. A boa notícia é que ela pode ser facilmente evitada com uma rotina de cuidados dentais e visitas regulares ao dentista. 

A MetLife, reconhecidamente uma das maiores operadoras de plano odontológico do País, vai te mostrar como cuidar dos seus dentes de maneira correta para manter em dia a sua saúde bucal. Acompanhe! 

Como sei que meus dentes estão com cáries? 

A dor de dente é o sintoma mais comum da cárie dentária, mas não é o único. Fique atento caso você apresente: 

  • Dentes escurecidos; 

  • Dor ao comer ou beber; 

  • Sensibilidade dentária; 

  • Buracos visíveis nos dentes.  

Como prevenir a cárie dentária? 

Além da visita periódica ao dentista, existem algumas ações muito importantes na prevenção das cáries. São elas: 

Utilize escova de dentes macia e creme dental com flúor (para crianças é recomendado creme dental com uma concentração menor de flúor)

Segundo profissionais de saúde bucal, a escova com cerdas macias é a mais indicada para uma boa higienização dental, pois ela evita a sensibilidade dentária e não machuca a gengiva. O creme dental com flúor também é um importante aliado para a limpeza, pois devido a composição de sua fórmula, oferece proteção extra aos dentes.  

Escove o dente com frequência

Os dentes devem ser escovados após as principais refeições e nunca dormir sem escovar os dentes, pois no sono o fluxo salivar é reduzido e a boca fica mais seca. Sem a saliva as chances das bactérias se proliferarem é maior.

Diminua o consumo de alimentos açucarados 

Os açúcares, em geral, atuam como um acelerador de crescimento para as bactérias bucais. Quando ingerimos esses nutrientes em excesso e em contato prolongado com os dentes, eles se acumulam e formam a cárie e a placa dentária, responsável pela inflamação das gengivas.  

Beba bastante água para estimular a produção de saliva 

A saliva atua na limpeza dos dentes e é importante para a manutenção do pH bucal. Além disso, ela é fundamental para prevenir não somente as cáries, mas também outros problemas dentários já que é a responsável por diminuir a acidez da região. 

Use sempre o fio dental 

O fio dental é usado para a remoção de resíduos entre os dentes e complementar a limpeza bucal. Somente ele consegue alcançar lugares onde a escova não consegue. 

Consuma alimentos detergentes 

Maçã, pera, melancia, aipo, pepino e cenoura são considerados alimentos detergentes. Isso significa que eles limpam a superfície dos dentes durante a mastigação, aumentam a produção de saliva e com isso previnem problemas bucais como as cáries, a gengivite e o mau hálito. Vale lembrar que apesar disso, esses alimentos não podem ser consumidos para substituir a verdadeira higiene oral feita com escova e fio dental, ok?