Higiene bucal: uma grande aliada do coração

Manter uma boa higiene de sua boca pode evitar doenças do coração

Manter uma boa higiene de sua boca pode evitar inclusive doenças do coração. Mas como um está relacionado com o outro? É que inflamações na gengiva tornam-se uma grande porta de entrada para bactérias. Ao cair na corrente sanguínea, essas bactérias podem chegar ao coração, diminuindo o fluxo do sangue e o calibre dos vasos, ocasionando diversas doenças como arritmia cardíaca até infarto.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto do Coração (INCOR), 45% das doenças cardíacas têm origem na cavidade bucal, decorrente de gengivas inflamadas, cáries profundas com comprometimento do canal, restos de dentes e abcessos. Ainda de acordo com estudos, as pesquisas da Fundação Oswaldo Cruz apontam que as chances de doenças cardiovasculares aumentam em 20% quando há doenças periodontais.

Para aqueles que já possuem doenças cardíacas, como o sopro, o cuidado deve ser redobrado, pois elas estão mais propensas ainda a terem problemas periodontais.

Descontrole do diabetes, pneumonia e artrite reumática também são outras doenças que podem ser ocasionadas pelas bactérias da boca. Visitas regulares ao dentista minimiza esses riscos e ainda pode ser uma prevenção para a saúde de todo seu corpo. Uma boa saúde bucal não é só estética!