Saúde e Bem-estar

Saúde bucal na gravidez: cuidados para a mamãe e o bebê

Devido às alterações hormonais durante a gravidez, as futuras mamães produzem mais saliva, o que pode causar enjoo e favorecer o acúmulo de placa bacteriana, aumentando o risco de gengivite.

A gravidez é uma fase muito especial e, para garantir que você e seu bebê tenham a melhor saúde possível, separamos algumas dicas e informações sobre a saúde bucal na gravidez. Confira!

Em que fase da gestação é recomendável procurar o dentista? 

Se você está planejando engravidar, marque uma consulta para avaliar a saúde dos dentes e gengivas. Se já estiver grávida, é recomendável que procure um profissional entre quarto e o sexto mês de gestação.

Radiografias, anestésicos, medicamentos contra a dor e alguns antibióticos não são recomendados no primeiro trimestre da gravidez, por isso, a consulta de prevenção é a mais indicada.

Se perceber alguma alteração nas gengivas, como inchaço, dores ou sangramentos, procure o dentista imediatamente! Gestantes portadoras de problemas na gengiva apresentam um risco maior de darem à luz bebês prematuros e abaixo do peso.

Existem tratamentos odontológicos específicos para gestantes? 

O atendimento odontológico para as futuras mamães é muito parecido com o convencional, mas precisa evitar o uso de substância vasoconstritora (que contrai os vasos sanguíneos e pode aumentar a pressão arterial) junto com a anestesia.

Por isso, nunca se esqueça de avisar ao dentista que você está grávida para que ele possa tomar todas as precauções necessárias. 

O ideal é fazer o acompanhamento dentário e os tratamentos necessários antes da gravidez. Porém, se durante a gestação for necessário ir ao dentista, não há problema. 

Para isso, um bom plano odontológico pode ajudar você a fazer todos os procedimentos sem ter muitas preocupações adicionais.

Quais são os principais cuidados bucais que a gestante deve adotar? 

Os principais cuidados que bucais que uma mulher precisa ter durante a gestação, são:

  • tenha cuidado redobrado com a escovação;
  • use o fio o dental regularmente;
  • faça bochechos com solução de água e bicarbonato de sódio; e
  • evite doces e alimentos ultraprocessados, como enlatados, embutidos, refrigerantes e refrescos em pó e inclua alimentos integrais, verduras e frutas frescas na alimentação.

Pronta para receber seu futuro bebê da melhor forma possível? Não deixe de visitar o dentista regularmente e de fazer todos os cuidados pré-natais para receber o novo membro da família!