Grupo de WhatsApp da empresa: dicas para fazer bom uso dessa ferramenta

Mesmo virtualmente, atitudes profissionais e objetividade ajudam na hora de comunicar-se com os colegas

Quantas vezes você já olhou o WhatsApp hoje? Vivemos em um mundo que se transforma cada vez mais rapidamente e não podemos negar que o maior aplicativo de mensagem instantânea mudou a forma como nos relacionamos. Facilidade de contato, recursos multimídia e ligações de voz e vídeo em um só lugar fazem parecer que estamos sempre disponíveis.

Tamanha facilidade de uso já dominou, inclusive, as empresas. E-mails e SMS’s ficaram para trás e o WhatsApp se tornou uma ferramenta de comunicação imprescindível também no meio corporativo. Mas na hora de usá-lo com colegas, chefes e outras pessoas dentro do seu trabalho, tanta informalidade não cai tão bem. Confira as 5 dicas que separamos para você usar o WhatsApp da empresa de forma profissional!

Mensagens supérfluas

Imagine um grupo com cerca de 30, 40, 50 pessoas. Todas dando bom dia, comentando a notícia que viram pela manhã, compartilhando memes, correntes, fake news... Além de ser incômodo, pode fazer com que mensagens relevantes se percam no meio de tanto falatório. Restrinja o grupo para assuntos corporativos, pequenos recados, confirmação de reunião etc.

Horários de mensagens

A internet aproximou a todos. Agora, é possível estar conectado ao mundo inteiro com a distância de um clique. Com o WhatsApp, a facilidade de conversar é tentadora na hora de enviar uma mensagem às 21h, 22h, até mesmo mais tarde – ou o contrário, 6h, 7h da manhã. Lembre-se que o horário comercial é um marco de tempo disponível para a empresa que deve ser levado em consideração.

Discussões inoportunas

Infelizmente a internet também é o lugar onde algumas pessoas sentem que podem falar o que quiserem. Seja por conta do tom impessoal, seja pela falsa sensação de proteção atrás das telas, é cada dia mais comum que grandes discussões, brigas e muita fofoca role online. Além de ter sempre educação e respeito no trato com as pessoas, lembre-se que ali estão os profissionais e não os amigos. Discussões sobre divergências, problemas de trabalho e outras desavenças devem ser resolvidas pessoalmente, com ou sem o intermédio de superiores. Não faça do grupo de WhatsApp um palco para a batalha!

Compartilhamento de informações importantes

Lembre-se que pessoas de diversos setores, com cargos diferentes e níveis de conhecimento de processos da empresa estão no mesmo grupo. Por isso, compartilhar informações privadas, principalmente sobre estratégia ou questões financeiras da empresa é uma péssima ideia. Alguns tópicos ainda devem ser tratados apenas pessoalmente ou por uma via mais segura de comunicação. Afinal, ninguém está protegido de um furto, perda ou roubo do celular.

Mantenha uma boa postura

Ser educação, não dispensar a boa gramática, ser objetivo e usar o WhatsApp de forma relevante... Tudo isso demonstra uma postura profissional, de alguém interessado em manter um bom ambiente de trabalho, de cooperação e produtividade. Seja um e-mail, um WhatsApp, uma reunião ou conversa de corredor, a forma como você se porta e se relaciona com os outros será sempre lembrada – para bem ou para mal.