Adotar a coparticipação para conceder benefícios aos funcionários, como o plano de saúde ou plano odontológico, pode ser uma boa saída para as empresas melhorarem o nível dos benefícios oferecidos com menor investimento.

Com a alternativa, o funcionário paga um valor mensal reduzido, além de taxas por utilização, criando o sistema de coparticipação. Em nosso Estudo sobre Tendências de Benefícios para Funcionários (EBTS 2018), vemos que as necessidades dos funcionários variam de acordo com a idade, condição social, comprometimento familiar e circunstâncias financeiras.

Por isso, dar a opção de assumir algum controle sobre sua relação com o trabalho e seus benefícios pode ser uma estratégia cada vez mais importante para o engajamento dos funcionários.

Para as empresas, a vantagem é a redução de custos, uma vez que a ida à consultas e realização de exames pelos funcionários pode tomar uma proporção excessiva.

Números gerais

Em nossa pesquisa, 73% dos funcionários responderam que estariam dispostos a compartilhar os custos com seguro hospitalar e médico suplementar. Já 69% concordaria com uma coparticipação para garantir um seguro complementar de invalidez causado por acidente. Outros 67% gostariam de compartilhar os custos de um check up, enquanto 58% topariam arcar parcialmente com um seguro resgatável ou seguro para perdas de renda.

Perspectivas

Os empregadores no Brasil e no mundo estão lidando com ambientes de trabalho cada vez mais diversos, enquanto funcionários de diferentes gerações e históricos apresentam necessidades divergentes do empregador.

Pacotes personalizados

A boa notícia é que os pacotes de benefícios hoje em dia são mais variados do que os do passado. A introdução de plataformas digitais  facilita a elaboração de pacotes mais flexíveis e personalizáveis e permite que os funcionários escolham o que é melhor para o momento que estão vivendo.

Quando os benefícios para funcionários são personalizados para as necessidades de suas vidas, eles não apenas demonstram maior apreço por seus empregadores, mas também se sentem mais seguros financeiramente.

Benefícios voluntários

Os benefícios voluntários, modelo no qual os funcionários podem escolher serviços adicionais, são uma opção para criar um programa personalizável. Os dados indicam que tanto empregadores quanto funcionários no Brasil estão muito abertos a esta ideia.

Autonomia

Os funcionários tendem a concordar que podem conseguir melhores taxas (64%) e que é mais fácil adquirir (57%) os benefícios por meio de seu empregador. Entre os diversos produtos, os funcionários mostraram grande disposição de pagar por benefícios que eles realmente querem, mesmo que os empregadores não façam nenhuma contribuição financeira.

A pesquisa aponta ainda que, independentemente do momento da vida em que estão, existe um apetite maior entre os funcionários por benefícios flexíveis (mesmo com coparticipação) do que por receber dinheiro para adquirir uma cobertura de forma independente.

Desafio

Nossa pesquisa sugere que as empresas no Brasil têm o desafio de responder às demandas dos funcionários por maior flexibilidade e escolha dos benefícios. Recrutar, reter e engajar funcionários para cargos com maior valor agregado pode ser muito mais fácil.

Sobre o Estudo

O Estudo da MetLife sobre Tendências de Benefícios para Funcionários apresenta resultados de pesquisa atuais e, que exploram importantes questões sobre benefícios e envolvem as tendências mundiais.

Produzido a partir de mais de uma década de pesquisa e experiência nos EUA, assim como em outros 12 mercados desde 2011, fornece ideias que podem ajudar os empregadores a otimizarem seus investimentos em benefícios para atrair e reter funcionários mais felizes, habilidosos e produtivos.

O Estudo também indica táticas para ajudar os funcionários a se tornarem usuários com mais compreensão sobre benefícios, alavancando ideias de diversos mercados, a fim de responder ao ambiente em evolução do mercado de benefícios.

Você pode conhecer todos os detalhes e fazer download de nosso estudo nessa página especial. 

Tecnologia e serviços

Alinhada aos mais modernos recursos tecnológicos, a MetLife disponibiliza os mais diversos planos de previdência, odontológico e seguros de vida e acidentes pessoais, desenvolvidos especialmente para os empresários. Oferecer este tipo de serviço, de forma compartilhada, pode agregar muito a relação com os funcionários. Consulte nosso perfil Para Empresas e avalie a contratação!