3 dicas para identificar golpes financeiros e como escapar deles

Desconfiar de investimentos absurdamente rentáveis e ter cuidado com as pirâmides financeiras, podem te ajudar a não perder dinheiro

Diante da instabilidade econômica e do cenário de juros baixos, muita gente se vê tentada a ter uma maior rentabilidade financeira. O problema é que isso é um chamariz para os golpes, o que faz pessoas menos experientes perderem muito dinheiro. 

Por isso, a MetLife preparou três dicas bacanas que vão te ajudar a identificar golpes financeiros e como escapar deles. Sabemos que o seu dinheiro é valioso e, por isso, toda ajuda é sempre bem-vinda. 

Propostas de investimentos altamente rentáveis com risco baixo

Se você receber uma proposta de um investimento que seja altamente rentável e que tenha risco baixo, tome muito cuidado. Uma das principais leis que regem as finanças é “ Retorno alto, risco alto”. Por isso, não caia na cilada dos golpistas que prometem fazer seu dinheiro render absurdamente e quase sem nenhum risco. Isso não existe e as chances de você perder tudo são altas. 

Altos ganhos se recrutar mais e mais pessoas

A internet pode aumentar bastante as chances de golpes fraudulentos. As pirâmides financeiras são um ótimo exemplo e podem levar muita gente à falência, por acreditar que é uma forma de ganhar muito dinheiro apenas recrutando pessoas para o esquema. Os golpistas simulam altos ganhos, como forma de atrair os desavisados. Depois que eles entram, acabam perdendo muita grana. Para reaver o que foi perdido é praticamente impossível e o prejuízo estará disseminado.  

Oferta de empréstimos com juros baixos mediante depósito antecipado

Provavelmente você conhece alguma pessoa que já recebeu uma ligação oferecendo empréstimos praticamente sem juros, mas que era preciso fazer um depósito antes em uma determinada conta bancária, para assegurar a transação. Esse tipo de golpe é um dos mais famosos do mercado, mas que muita gente acaba caindo. Fique atento se isso acontecer com você. 

Dicas para se proteger dos golpes financeiros

  • Caso receba um telefonema requisitando um depósito para a liberação de um tentador empréstimo, desligue a ligação na hora e denuncie. 

  • Tome cuidado se receber algum tipo de e-mail solicitando seus dados pessoais. Delete-o na hora! 

  • Fuja de propostas de altos ganhos mensais se recrutar outras pessoas. As pirâmides financeiras ainda fazem um alto número de vítimas. 

  • Não aplique todo o seu dinheiro em um mesmo tipo de investimento. Seja cauteloso e verifique quais são os riscos envolvidos no processo. Não se atenha somente aos ganhos. 

  • Desconfie de rendimentos que prometem retornos rápidos e atrativos. Isso é uma roubada! 

Infelizmente, ainda existe muita gente desonesta que aproveita da boa índole dos outros para aplicar golpes financeiros. Por isso, todo cuidado é pouco!