3 dicas de saúde bucal que todo mundo deveria saber

Você sabia que ao cuidar de seus dentes é possível evitar doenças?

Ao olharmos para algumas décadas atrás, a saúde das pessoas estava  sujeita a complicações por doenças que nem sabíamos que existiam. Com o passar do tempo e  pesquisas realizadas, foi possível criar vacinas e medicamentos para prevenir e tratar muitas enfermidades. A saúde bucal também passou por essa evolução, com novos equipamentos e mais conhecimentos sobre certas doenças. 

Nós da MetLife queremos que as pessoas tenham acesso à saúde e informação para cuidarem mais de si. Por isso, reunimos algumas boas dicas que te ajudarão a cuidar melhor da sua saúde bucal.

1. Gestantes com problemas nas gengivas correm maior risco de terem partos prematuros

No período de gestação muitas mudanças acontecem no corpo da mulher. Entre elas há o aumento do nível dos hormônios progesterona e estrógeno. 

Por conta do alto nível de progesterona, algumas funções do corpo sofrem alterações, como é o caso da diminuição da resistência dos tecidos gengivais. Por outro lado, durante a gravidez, as bactérias presentes no corpo tendem a aumentar. 

Somando essas duas situações, as chances de desenvolver algum problema na gengiva, como infecções ou inflamações, aumenta. E combinado a algum problema sistêmico, é possível que a gestante venha a ter filhos prematuros ou com baixo peso. 

Isso não quer dizer que a gravidez causa doença periodontal e que, por sua vez, leva a partos prematuros. Ela apenas oferece mais condições para que doenças gengivais aconteçam. Já que, com as náuseas, o conteúdo do suco gástrico que é ácido pode vir para cavidade bucal criando um ambiente propício para surgimento de cáries.  

2. A infecção na gengiva pode causar problemas ao coração

Cuidar dos dentes é cuidar do coração. A falta de cuidado com nosso sorriso pode acarretar o acúmulo de placas bacterianas e, consequentemente, doenças na gengiva. As bactérias presentes nesses focos de inflamação podem entrar na corrente sanguínea e chegar ao coração.  

Elas podem se alojar nas válvulas, causando a endocardite infecciosa, mais comum em pessoas que têm tecidos cardíacos danificados ou válvulas anormais, facilitando a doença. 

Apesar da incidência ser maior em pessoas que já apresentam fragilidades no coração, essa doença pode ocorrer em pessoas que têm o coração saudável. Por isso, é muito importante cuidar da higiene bucal, para evitar o surgimento de placas bacterianas. 

Se você tiver com a gengiva muito vermelha, sangrando quando escova os dentes e passa fio dental, ou inchada é recomendado procurar um dentista. E, se você tem alguma doença no coração, também é preciso procurar um dentista regularmente e manter uma boa higiene bucal.

3. Acúmulo de placa bacteriana pode piorar os sintomas de pessoas com diabetes

Como explicamos, o crescimento da placa bacteriana entre nossos dentes e gengivas podem ser um meio de contato dessas bactérias com a nossa corrente sanguínea.

Além dos possíveis problemas ao coração, a absorção de insulina pelo nosso organismo também pode ser afetada. Por isso, pessoas que têm doenças na gengiva correm o risco de desenvolver diabetes.

É importante que, quem tem diabetes vá regularmente ao dentista e cuide bem de sua higiene bucal. Ao fazer isso, elimina-se mais um fator que pode dificultar o controle da insulina.

Aliás, a higiene bucal deve ser praticada por todos, assim como a ida ao dentista regularmente. Pois, dessa forma, reduz-se o risco de problemas de saúde e seus dentes vão permanecer saudáveis. Para isso, uma boa dica é contar com as coberturas de planos odontológicos da MetLife. Conheça alguns deles e escolha aquele que melhor combina com as suas necessidades.