Aftas: o que são e o que fazer para evitar esse incômodo

Não há fórmula mágica para se livrar do problema, mas é possível amenizar os sintomas

Elas são pequenas, mas causam um grande incômodo. Um dos problemas bucais mais comuns, as aftas são inflamações na parte interna da boca que não têm causa definida, mas podem ser atribuídas a alguns fatores, como problemas no sistema imunológico. Em formato de pequenas feridas esbranquiçadas ou amareladas, elas aparecem na parte interna das bochechas, na língua e nos lábios e provocam dor e irritação.

Para nós, da MetLife, sua saúde e bem-estar vem em primeiro lugar. Por isso, listamos algumas dicas para evitar o aparecimento das dessas pequenas feridas e amenizar os seus sintomas.

Por que as aftas aparecem?

Especialistas afirmam que não existe uma causa definida, mas acreditam que alguns fatores podem estar relacionados ao surgimento das aftas. Problemas no sistema imunológico, estresse, alergias, refluxo gástrico, alterações hormonais, deficiência de algumas vitaminas, consumo exagerado de refrigerantes e alimentos condimentados, tabagismo e até fatores genéticos influenciam. A boa notícia é que as aftas não são contagiosas.

O que posso fazer para evitar as aftas?

Como não há uma causa determinada para o aparecimento das aftas, também não existe uma fórmula específica para evita-las.

Manter uma boa higiene bucal, com escovação frequente, uso de fio dental e bochechos com antissépticos, ajuda muito. Outra dica é consumir vitaminas que fortaleçam a sua imunidade, como vitaminas A, C, E e ácido fólico, juntamente com os minerais Zinco e Selênio. Os três últimos você pode solicitar ao médico como reforço através de medicação, e as vitaminas você encontra em diversos alimentos como verduras de folhas escuras, frutas cítricas, fígado, gema de ovo e óleos de peixes. Praticar atividades físicas e controlar o estresse também é recomendável, já que muitos especialistas relacionam as aftas a problemas emocionais.

Elas apareceram. E agora?

Quem já teve afta sabe que não é possível se livrar do problema de um dia para o outro. Elas costumam levar de 7 a 10 dias para desaparecerem, mas é possível amenizar o incômodo que provocam. Uma dica é ficar longe de alimentos muito picantes, ácidos ou salgados, já que a área da ferida fica muito sensível e você pode sentir ainda mais dores e ardência.

Bochechos com antissépticos naturais, como uma mistura de água e bicarbonato de sódio, podem ajudar. Também há medicamentos anestésicos, mas não use sem a recomendação do seu dentista.

Para manter a saúde bucal em dia visite o dentista regularmente. Nós, aqui da MetLife, nos preocupamos em criar planos odontológicos que atendam as mais diversas necessidades para que você encontre a sua melhor opção.