Ouvir música na hora do tratamento dentário ajuda?

A música diminui o estresse durante o tratamento dentário e promove o relaxamento do paciente

Em um mundo cada vez mais moderno, muitas técnicas são usadas em diversos tratamentos para amenizar o desconforto e a resistência por parte de alguns pacientes. Por exemplo, será que escutar música durante o tratamento dentário ajuda ou atrapalha ainda mais? Essa inovadora técnica está dando o que falar. 

Nós da MetLife trabalhamos para que sua vida seja produtiva, plena e próspera, em todos os sentidos. Por isso, você vai saber se escutar música na hora do seu tratamento dentário ajuda ou não interfere em nada. Pode até não parecer, mas a música é um santo remédio. 

Música ajuda no relaxamento

Para muitas pessoas, basta imaginar o barulho do motorzinho do dentista que o arrepio e a tensão se espalham pelo corpo rapidamente. O problema é que essas sensações só desaparecem várias horas depois. Para ajudar a relaxar, a música entra em cena nessa hora.

Segundo uma pesquisa inglesa recente, escutar música durante o tratamento dentário ajudar a relaxar o paciente. A música tem um potente efeito sobre o nervosismo e a atividade cardíaca durante o tratamento odontológico. Quanto mais relaxado você estiver, menos tempo vai durar a sua consulta. 

Música diminui a ansiedade

É perfeitamente natural bater aquela ansiedade durante um tratamento dentário, o que pode atrapalhar todo o trabalho do dentista. A música nesse caso pode ajudar a diminuir a ansiedade do paciente. A dica é escutar uma música calma e de preferência do seu gosto. 

Você vai se concentrar na música e nem vai se lembrar de que está sentado na cadeira do dentista com aquele motorzinho dentro da sua boca. Quando estamos ansiosos, costumamos a ficar concentrados no que está causando a ansiedade e a música “quebra” esse vínculo. 

Música ameniza o estresse

Na verdade, fazer qualquer tipo de tratamento dentário pode trazer algum tipo de estresse. Só o fato de ficar sentado com a boca aberta durante muito tempo já é desconfortante e pode gerar estresse, na maioria dos pacientes. Muitas pessoas precisam tomar sedativo de tão estressadas que ficam. 

Por isso, escutar uma boa música também ajuda a aliviar o estresse da situação, além de dar aquela sensação de que o tempo está passando mais rápido. Escutar música enquanto estiver fazendo seu tratamento dentário só traz benefícios. Experimente! 

Não existe nenhum estudo que contraindica o uso da música durante procedimentos odontológicos, porém, existem fatores que precisam ser considerados no consultório, como a preferência musical do paciente e a confirmação de que a música não atrapalha o desempenho do dentista.

A MetLife sempre pensa no seu bem-estar e tranquilidade, em todos os aspectos. Oferecemos diversos tipos de seguros vida para que você e sua família fiquem resguardados de quaisquer eventualidades. Nossa equipe está sempre pronta para oferecer uma solução que mais se adequa às suas necessidades.