Aprenda a conservar as suas escovas de dentes para cuidar melhor de sua saúde bucal

Quando a gente cuida corretamente delas, evita transmissão de doenças.

Quem visita o dentista regularmente já deve ter ouvido sobre a importância das escovas de dente na prevenção e manutenção da saúde bucal. Mas, você já parou para pensar que a forma como você guarda a sua escova pode fazer muita diferença, tanto quanto ao modelo, como quanto a frequência com que você a utiliza?

Nós da MetLife fomos conversar com os dentistas de nossa equipe para ajudar a esclarecer essa questão e, claro, dar dicas de como guardar e manter corretamente essa importante ferramenta.

Por que devo ficar atento à forma como guardo a minha escova de dente?

De forma bem direta: se você não cuidar bem de sua escova de dente, ela muda de função. Ou seja: de importante forma de prevenção de cáries e outras doenças, ela passa a ser  uma fonte de transmissão de micro-organismos.

A principal dica é que o local onde você deve guardar a sua escova deve permitir que ela fique sempre limpa e tenha uma secagem rápida. O ideal é que sejam limpas e secas após seu uso e armazenadas em ambiente fechado, como dentro de um armário, por exemplo, sem contato com outras escovas.

Outra opção é o uso de capas plásticas protetoras individuais, principalmente nos casos onde as escovas são deixadas sobre a pia do banheiro. Sabe por quê?

Estudos comprovaram que escovas de dente que ficam expostas na pia do banheiro sofrem contaminação por coliformes fecais. Você não consegue ver mas, a cada vez que dá descarga com a tampa aberta, uma série de partículas é distribuída pelo banheiro. Olho vivo: a partir de agora, tampa fechada e escova protegida.

Outra situação na qual a gente deve ficar de olho é quando você está gripado. Isso porque a umidade após o uso da escova pode permitir a proliferação dos micro-organismos. Após a cura da doença, o mais indicado seria trocar a escova dental.

Aliás, quando devo trocar a escova?

A troca da escova de dente deve ser feita após um período de uso de três meses ou sempre que perceber alteração da forma das cerdas. Isso vai variar dependendo de marca e modelo. Escovas próprias para quem usa aparelho dental, por exemplo, tendem a durar menos.

É importante lembrar que a capacidade de limpeza da escova vai diminuindo à medida que suas cerdas vão se abrindo e se emaranhando e, portanto, escovas novas limpam melhor do que as velhas.

Cuidar de sua saúde bucal é um grande investimento em sua qualidade de vida

Além de manter um sorriso em dia, hálito perfeito e autoestima em dia, cuidar de sua saúde bucal previne uma série de doenças. Ou seja: é um dos maiores investimentos que você pode fazer para sua tranquilidade. Para isso, a MetLife trabalha continuamente na criação e aperfeiçoamento de planos odontológicos que falem a sua língua, que sejam do seu jeito. Escolha o seu e sorria mais!