Como a obesidade pode influenciar sua saúde bucal

Entenda como o sobrepeso afeta sua boca e conheça alguns cuidados

Manter uma rotina saudável é, quase sempre, uma das principais batalhas que fazem parte do nosso dia a dia, não é mesmo? São tantos compromissos, trabalho, família, casa e os cuidados com a gente.

No entanto, a soma dos efeitos desse mundo acelerado, do stress e uma alimentação distante da ideal tem feito com que os índices de obesidade em todo mundo tenha crescido anualmente a ponto da questão ser tratada como problema mundial de Saúde Pública. 

Assim, como doença crônica que é, a obesidade além de interferir diretamente na qualidade de vida das pessoas, também influencia negativamente o bom funcionamento de diversas outras partes do corpo, entre elas a saúde bucal.

Aqui na MetLife, já há algum tempo, temos conversado sobre os riscos causados pela obesidade para a saúde bucal. Com isso em mente, elencamos abaixo alguns dos principais riscos que essa condição pode acarretar para o famoso “espelho da alma”. 

Cuide bem das gengivas. O risco das doenças periodontais

Um dos principais riscos para a saúde bucal ocasionado pela obesidade está diretamente ligado à doenças periodontais. Esse quadro é definido como um conjunto de condições inflamatórias que afeta desde a gengiva até o osso que envolve e dá suporte aos dentes. 

Atualmente, de acordo com especialistas, essa é a principal causa da perda total ou parcial dos dentes em adultos e ela se desenvolve em três estágios: Gengivite, periodontite e periodontite avançada.

Obesidade: Um fator de risco para saúde bucal em diversas esferas

Além de casos periodontais mais graves, dentistas também alertam que a obesidade pode ser um fator de risco para problemas bucais como cárie, erosão dentária ocasionada por refluxo, DTM (Disfunção da Articulação Temporo Mandibular) e até mesmo a redução do fluxo salivar. 

É importante destacar que nem só o sobrepeso é o fator principal para o desenvolvimento desses problemas. Os dentistas consideram que a má alimentação em conjunto com o alto consumo de açúcares refinados tem papel fundamental no agravamento dessas situações.

Precauções com a cirurgia bariátrica e a saúde bucal 

Outro quadro que também pede atenção especial é o dos pacientes que irão ou que já se submeteram a uma cirurgia bariátrica (também conhecida como cirurgia de redução de estômago).

Para evitar problemas bucais e assegurar um bom resultado no pós-operatório, é importante contar com acompanhamento odontológico prévio para garantir que os cuidados com a boca estão em dia. 

Isso se deve, principalmente, pela necessidade de realizar uma melhor mastigação, após o procedimento cirúrgico garantindo que o estômago seja capaz de processar o alimento de forma adequada. 

Em todo caso, é importante sempre estar atento à saúde bucal e a MetLife dispõe de uma ampla gama de profissionais prontos para auxiliar e cuidar do seu sorriso em todos os momentos.