Saúde bucal na infância: entenda como os dentes do seu filho se desenvolvem

O nascimento e a queda dos dentes de leite costumam deixar os pais cheios de dúvidas. Confira as nossas dicas

Do nascimento do primeiro dentinho nos meses iniciais de vida à queda dos dentes de leite, que acontece por volta dos 6 anos: a primeira infância é marcada por muitas mudanças na dentição. O processo de crescimento dos dentes nessa fase é rápido, varia de uma criança para outra e pode apresentar alguns problemas, por isso merece a atenção dos pais.

Nós, da MetLife, nos preocupamos com a saúde de toda a sua família e acreditamos que os pequenos merecem cuidados ainda mais especiais. Pensando nisso, preparamos um guia para ajudar você a entender o desenvolvimento da dentição do seu filho.

Os primeiros dentinhos

Você sabia que os dentes do bebê começam a se formar quando ele ainda está no útero da mãe? É nessa fase que aparecem os botões dentários, que são as bases dos futuros dentes de leite (também chamados pelos dentistas de dentes decíduos).

Quando o bebê tem cerca de 3 meses de vida, os primeiros botões já começam a romper a gengiva. Por volta dos seis meses, surgem então os primeiros dentinhos. Não é uma regra, já que algumas crianças têm dentes antes ou depois. O limite máximo para o nascimento do primeiro dente é de 1 ano e 2 meses. “É comum uma variação de 1 ano para a erupção dos dentes. Espere, pelo menos, mais 2 meses e se nada acontecer, procure um dentista para ver se há algo impedindo a saída do dente”, orientou a dentista Ana Paula Uzun em entrevista ao portal G1.

A troca dos dentes de leite

Por volta dos 6 anos, a criança começa a trocar os dentes de leite pelos permanentes. O dente mole é o primeiro sinal de que uma importante transformação está para começar na vida do seu filho. O processo de troca da dentição dura toda a infância, até os 12 anos. Nessa fase, a criança tem o que os dentistas chamam de dentição mista.

O dente mole costuma assustar os pais, que geralmente têm dúvidas sobre a forma correta de extraí-los. “Alguns pais procuram o consultório desesperados porque acham que o dente precisa ser extraído por um profissional. O que eles não sabem é que esse procedimento deve ser feito da forma natural e simples: em casa”, explicou o odontopediatra Gabriel Politano à Revista Pais & Filhos.

Os primeiros cuidados com a saúde bucal

Os primeiros dentinhos já exigem cuidados. Depois das mamadas, passe uma fralda de algodão ou gaze seca ou umedecida em água filtrada no local para retirar o excesso de leite. Esse hábito ajuda a prevenir as cáries. Segundo especialistas, as mães devem priorizar a amamentação natural, ou seja, no peito, durante o primeiro ano de vida.  O movimento muscular que o bebê faz durante a sucção no seio favorece a respiração nasal e previne uma série de problemas de posicionamento incorreto dos dentes.

Os dentes molares, aqueles do fundo da boca, são os últimos a nascer e aparecem quando o bebê tem entre 2 e 3 anos. Nessa fase a escova de dentes já pode (e deve) ser usada. Há vários modelos no mercado específicos para os pequenos. Para não errar, além de consultar um dentista, confira a indicação de faixa etária na embalagem. O fio dental deve começar a ser usado por volta dos 3 anos. Até que o seu filho consiga fazer a higiene bucal sozinho, é importante ajudá-lo nessa tarefa.

Mesmo que não haja problemas visíveis, é importante levar o seu filho a um odontopediatra assim que os primeiros dentes começarem a despontar. Só o profissional vai poder confirmar se está tudo bem e orientar você e a criança sobre os cuidados para manter a saúde bucal.

A MetLife tem as melhores opções de planos odontológicos para toda a família. Conheça ago
ra e contrate!